sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Seminário professores do Brasil - parte II

No primeiro dia de seminário, 02 de dezembro, fomos levados para o Grand Bittar Hotel, onde participamos da abertura do evento, com a presença da Secretária da Educação Básica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva e representantes dos parceiros do MEC no evento, Ivana de Siqueira (OEI), Zoara Faila (Instituto Pró-Livro), Wagner Santana (UNESCO) e José Luiz da S Valente (Consed).

Após a abertura tivemos duas excelentes palestras com as professoras Dalila Andrade Oliveira (UFMG) e Lívia Freitas Fonseca Borges (UNB). Em seguida, nos dirigimos para o restaurante do hotel, onde foi servido o almoço.

Na parte da tarde tivemos duas rodadas de apresentações. Minha sala era a 2 e nela estavam os professores premiados nas categorias do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. casa um teve 15 minutos para apresentar suas experiências. Nesta tarde apresentaram seus trabalhos:

- Joaton Surui, professor indígena que está desenvolvendo um trabalho lindo com seus alunos, escrevendo com eles a língua de sue povo Paiter Surui, que é apenas falada. Ele está fazendo a tradução com ajuda de índios mais velhos e trabalhando com mitos indígenas.

- Teresinha Bernardete Motter, que trabalha com informática educacional. Ela prepara futuras professoras, alunas do magistério a utilizar o computador como uma ferramenta de ensino. O trabalho dela é super legal e muito abrangente.

- Sérgio Murilo Batista Barros, que trabalhou com seus alunos a história do século XX fazendo pontes com o teatro, o folclore, a música e outras disciplinas. O trabalho dele é lindo e completo, difícil de ser descrito neste simples resumo.

- Giane Gonçalves de Sales Falseti, professora de educação física. Ela fez um trabalho de inclusão social com seus alunos, focando os deficientes físicos. Vou comovente ver os resultados do trabalho. Não sei como não comecei a chorar (sou muito emotiva).

- Edilso Bratkiski, do Mato Grosso (encravado na Amazônia Legal), trabalhou física com seus alunos, de uma forma bem diferente, fazendo com que eles aprendessem na prática os conteúdos teóricos. O trabalho começou com a construção de uma roda d'á gua pequena e desencadeou uma série de experiências.

- Ivonete Helena Machado, professora de artes, que extrapolou todos os limites da sua disciplina e, ensinando aos seus alunos a importância da reciclagem simplesmente criou um projeto de produção de biogás que está suprindo as necessidades de energia da escola (pelo menos na cozinha).

Todos os premiados levam trabalhos e banners, que ficaram em exposição na recepção do Hotel. Seguem algumas fotos deste primeiro dia.


2 comentários:

Aline Dias disse...

Você é uma inspiração! É muito bom ver pessoas fazendo a diferença na educação.
Continue com esse trabalho lindo que faz e acaba estimulando outras como eu que acabam acreditando que é posível!
Notícias da minha escola:
Gibiteca inicíará o ano com mais de 400 gibis!
E com uma assinatura da Turma da Mônica Jovem!
Vou colocar as fotos e restante depois lá no blog.
Um grande abraço!

Natania A S Nogueira disse...

Que maravilha!!!!! Acho que ano que vem quem vai estar em Brasília é vc!!!!
Parabéns!