Este livro é fruto de mais de 10 anos de prática de quadrinhos, seja escrevendo ou lecionando sobre o assunto. É resultado também de outros trabalhos realizados na área, tais como o fanzine "A Difícil Arte de Escrever Quadrinhos" e o "Manual do Roteirista" (escrito em parceria com ABS Moraes - um dos mais talentosos escritores de quadrinhos da nova geração).
Escrever quadrinhos, assim como todas as áreas da criação artística, exige talento, esforço, dedicação e perseverança. E exige também muita leitura! Temos encontrado alguns garotos que sonham em se tornar roteiristas de quadrinhos, mas só lêem gibis. Principalmente, só de super-heróis...
Por isso, a nossa primeira dica é: um bom roteirista deve ler de tudo! Livros de história, de psicologia, de antropologia, filosofia, romances, contos e revistas dos mais variados tipos. Em qualquer lugar pode estar uma idéia para uma história!
Além disso, você nunca sabe quando vai precisar de uma determinada informação para inserir na sua história. Então, por via das dúvidas, leia tudo que cair nas suas mãos.
"O roteiro permite que artistas que não se conhecem, e nem mesmo moram no mesmo país, possam trabalhar juntos."
Conteúdo:
Neste livro o futuro roteirista de quadrinhos encontrará informações ricas e detalhadas sobre:
-
- Criação de personagens e ambientação
Gian Danton (pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira) é roteirista de quadrinhos desde 1989, quando publicou sua primeira história na revista Calafrio. Em todos esses anos, ele já trabalhou para quase todas as editoras nacionais de quadrinhos e fez parceria com vários desenhistas, entre eles Joe Bennet, que atualmente desenha histórias para a Marvel Comics.
Suas histórias já foram publicadas até nos EUA, pela editora Phantagraphics. Gian Danton tem lançado diversos livros, muitos deles pela Virtual books. Seu trabalho mais recente na área de quadrinhos foi o roteiro da revista Manticore, ganhadora dos prêmios HQ Mix 1999 (melhor revista de terror e desenhista revelação), Associação Brasileira de Arte Fantástica (melhor revista em quadrinhos), HQ Mix 2000 (melhor revista de terror) e Ângelo Agostini (melhor roteirista).
Gian Danton tem colaborado com várias publicações e sites, além de manter o Idéias de Jeca-Tatu (www.lagartixa.net/jecatatu), especializado em roteiro para quadrinhos. Atualmente o autor trabalha como professor universitário em Macapá.
Fonte: Pop Midia
Nenhum comentário:
Postar um comentário