sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Quadrinhos Fantasia

Texto de: Denilson Rosa dos Reis*

A editora independente Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com.br) tem se notabilizado em levar ao público de quadrinhos ótimas publicações, tanto de artistas consagrados no mercado nacional, quanto promessas do meio alternativo. Confira!

A Turma do Xaxado: Nacionalmente conhecida através de revistas em quadrinhos, álbuns de quadrinhos, fanzines, livros didáticos e, principalmente, tiras de jornal, a Turma do Xaxado ganhou uma coletânea bem bacana pela editora Marca de Fantasia através da coleção “Das Tiras, Coração”, que chegou com este lançamento de 2005 ao volume 12.

Embora as tiras do personagem Xaxado de Antônio Cedraz sejam de caráter regional (nordeste), elas alcançam uma linguagem universal ao abordar questões políticas e sociais.

Kário, Dívida de Sangue: O terceiro número da coleção “Corisco” traz a HQ de Kário, personagem de Jean Okada, com o subtítulo “Dívida de Sangue”. O texto é muito bom, com ótimos diálogos e cenários ambientados no período medieval – dada as características apresentadas.
A arte de Okada é limpa, com um traço bastante leve. Esta história em quadrinhos é uma leitura bastante agradável.

Maria – 30 Anos: Quem convive com o universo das histórias em quadrinhos no Brasil sabe as dificuldades de produzir, editar e manter um personagem na ativa. Só isto já comprova a importância de Maria, a personagem do paraibano Henrique Magalhães que, nesta publicação de 2005 comemora 30 anos de uma “espirituosa” existência.

As tirinhas de Maria já ganharam as páginas de jornal, revistas, álbuns e claro, os fanzines. Com uma forte crítica social que acompanha a conjuntura do país em três décadas, Maria vem se mostrando atual desde a primeira tira.

Osvaldo: Publicação da editora independente Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com.br) de Henrique Magalhães (PB) dentro da Coleção Corisco, Osvaldo é uma criação de Edgard Guimarães com desenhos de Antônio Eder editado em 2006. Divida em capítulos, a HQ tem 24 páginas e foi produzida originalmente para a Editora Escala (SP) que publicaria na série Graphic Talents.

Como a série foi interrompida coube a Henrique levá-la ao público. Osvaldo é um personagem antropomórfico (animal com características humanas), no caso, um coelho, debochado mas que procura ajudar os mais fracos.

*Professor de História, músico e fanzineiro
Contato: tchedenilson@gmail.com
Ilustração: Henrique Magalhães (PB)

Fonte: http://www.impulsohq.com.br/

Nenhum comentário: