quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

HQ Reencanta a Educação: texto sobre HQs e ensino

O texto abaixao foi publicado no blog da Turma do Xaxado e é um reforço a mais para quem defende o uso dos quadrinhos na educação.

HQ Reencanta a Educação

Val Rocha
Educadora, Licenciada em História/UFBA,
Especialista em Potenciais da Imagem e Comunicação Social/UFBA,
Professora em trânsito da FACED/UFBA

Despertando o prazer pela leitura e a escrita, as Histórias em Quadrinhos são sedutoras fontes de aprendizagens que desenvolvem a inteligência criativa, a capacidade de ler, escrever e interpretar o mundo com senso crítico e poético, além de estimular a formação de valores importantes para a convivência com o meio ambiente, com o outro e consigo mesmo.

O mundo contemporâneo instituiu uma ambiência audiovisual que permeia todas as relações e atividades humanas. A leitura e o sentimento de mundo hoje se dão muito mais através da linguagem imagética, auditiva e simbólica, do que através do letramento, da escrita. O código letrado, que é de fundamental importância para a convivência e produção social, exige maior concentração e um conhecimento mais elaborado. A linguagem visual e auditiva possibilita uma comunicação instantânea, com sentido e significado que despertam memórias, sensações, emoções, o que facilita a compreensão, o reflexo, o diálogo, questionamentos e afirmações.

Um outro fator que estimula a linguagem visual é o tempo. A rapidez e a pro-fusão de fatos, acontecimentos e o estímulo intenso ao consumo, impõem uma comunicação mais rápida também. Do ponto de vista educacional, a escola permanece na era da escrita sem problematizações, sem hipóteses, insistindo na audição “memorativa” de conteúdos quase sempre desconectados da realidade cultural do grupo de alunos. Acredito que esses dois fatores aliados têm provocado o desinteresse de crianças e jovens pela leitura. Um desafio que exige novas estratégias para a apreensão do código letrado.

As HQs encantam tanto o público infanto-juvenil como também os adultos, com os personagens e seus dramas humanos; o humor, o traço, as cores, as culturas; as ambiências referentes ou o realismo fantástico, estimulando a criação de roteiros, a recriação e adaptação de historinhas; a pesquisa, o entendimento de conteúdos, além de incentivar outras estratégias com linguagens como: a dramatização, a escrita livre, o diálogo, a música, o cordel, a intertextualidade, o despertar de talentos diversos. São muitas as atividades que professores e alunos podem desenvolver, e já estão desenvolvendo, em nossas escolas, utilizando as histórias em quadrinhos.

A Turma do Xaxado tem um aspecto singular para a educação de crianças: os personagens e a ambiência são nordestinos, retratam nossa cultura, nossos problemas e potencialidades. A turma é inteligente, afetiva, criativa e o diálogo tem argumentos altos, de nível crítico, humorístico e poético. Essa turma tem sido uma grande aliada das escolas do Brasil, onde estudantes de todas as idades têm descoberto e ampliado o prazer pela leitura e a escrita criativa.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi, Natania!
Estou descobrindo o mundo dos blogs... e me encantando...
O teu trabalho é muito lindo!
Eu atuo no ensino médio, com língua e literatura, e os quadrinhos fazem parte de nossas leituras... não tanto como eu gostaria... Depois de ler teu blog, vou dar uma caprichada no uso desse tipo de texto... A gurizada adora... Já lemos "A cartomante", "O alienista", "Pai contra mãe" (do Machado) e uma versão de "O tempo e o vento", do Erico, que foi publicada no jornal Zero Hora. A gente debate sobre a releitura da obra em outra linguagem que não a literária! É muito legal!
Bom, já estou me alongando demais...
Obrigada pela visita no Ufa! Te espero mais vezes...
Abraços!

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Suely! Seu depoimento me deixou empolgadíssima. Onde fica a sua escola? Espero que volte mais e que tenhamos mais a lhe oferecer!
:-)

Unknown disse...

Oi, Natania!
Já estou aproveitando muito do material que disponibilizas aqui no blog! É muita coisa legal!
Ainda estou na fase das leituras... sabe como é... blogueira iniciante...qualquer dia vou estar mais atuante...
Minhas escolas são no interior do Rio Grande do Sul, em Uruguaiana, fronteira com a Argentina. Na periferia da cidade... Temos todo o tipo de dificuldade possível... Podes imaginar! Mas o que não nos falta é vontade de construir trabalhos legais com a gurizada!
Por isso estou tentando aprender sobre blogs e outras tecnologias...
Parece que no ano que vem vamos ter acesso à Internet! Então estou me preparando...
Bueno! Beijos!
Muito obrigada pelo carinho! Bom Natal!