segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Reportagem sobre AIDS em forma de HQ


Desde o dia 1º de dezembro, Dia Internacional de Combate a AIDS, o site Projeto Vanguarda disponibilizou uma reportagem em quadrinhos sobre mulheres acima de 50 anos que contraíram o vírus de seus respectivos companheiros.

A reportagem, denominada HIV - sem grupos, sem comportamentos, ninguém está a salvo foi produzida pelos jornalistas e roteiristas de HQ Leandro Silveira e Fábio Franco, e ilustrada por Rodolfo Troll e Franklin Mendes, com design de José Roberto Almeida. Todos fazem parte do Grupo Vanguarda - Jornalismo + Quadrinhos, de Salvador/BA.

A HQ conta a história de duas mulheres que contraíram o vírus HIV de seus companheiros depois dos 50 anos de idade. Elas fazem parte do perfil de infectados que mais cresce no Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2007.

No site, além de ler a HQ na íntegra ou fazer downloads, os internautas podem saber mais sobre os bastidores da reportagem, o surgimento da idéia e até como os jornalistas encontraram as fontes.

A produção do material também contou com a colaboração dos jornalistas Caio Coutinho e Ana Spannenberg.

Esta não é primeira empreitada do gênero feita pelo grupo. Em 2007, os autores produziram a primeira grande reportagem em quadrinhos do Brasil, chamada Vanguarda - Histórias do Movimento Estudantil da Bahia, que mostrou como a Bahia alavancou o movimento estudantil brasileiro.

Esse material levou o primeiro lugar no Congresso Intercom - Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, na categoria Jornalismo Interpretativo, promovido em setembro deste ano.

Fonte: Universo HQ

Nenhum comentário: