quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Super-heróis desconhecidos ganham livro

Os grandes heróis da Era de Ouro norte-americana são fáceis de nomear. Tanto quanto seus criadores.

Mas quem se lembra de autores como Fletcher Hanks ou Lou Fine? Ou de criações fabulosas como Dirk, o Demônio; Fero, Detetive Planetário; O Face; ou Yarko, o Grande?

Provavelmente muito poucos, e menos ainda são aqueles que possuem edições contendo histórias desses aventureiros perdidos do passado.

Mas a memória daqueles tempos continua a ser resgatada nos últimos anos, e o autor Greg Sadowski resolve trazer estes verdadeiros super-homens em seu novo livro, intitulado simplesmente Supermen!.

Em entrevista a Zack Smith para o site Newsarama, Sadowski antecipa um pouco das loucas e originais aventuras que poderão ser encontradas em seu livro, editado pela Fantagraphics:

“Mostrarei umas poucas histórias (1937-38) pré-Super-Homem, quando eles ainda tentavam sentir qual seria o caminho, e elas provém um belo cenário do que estava por vir. Mas ’super’, como conceito, começou com o Super-Homem e, em seguida, a abordagem era basicamente jogar merda na parede e ver no que ia dar”, afirma o escritor.

Entre as curiosidades da série, está a primeira criação de Jack Cole (mais conhecido pelo seu trabalho com o Homem-Borracha), chamada ‘O Cometa’.

Soltando raios desintegradores dos olhos, ele matava primeiro e, se desse, perguntava depois.

Como ainda não havia o paradigma primal de que heróis não matam, pode-se considerar esta criação uma das mais violentas dos primórdios da Era de Ouro.

O livro de Sadowski acompanha uma tendência de publicações que resgatam a verdadeira história por trás da Era de Ouro dos quadrinhos.

Essa tendência é representada principalmente pela publicação de I shall destroy all the civilized planets! (Fantagraphics 2007), livro organizado por Paul Karasik sobre o obscuro e criativo Fletcher Hanks, um dos grandes criadores dos primórdios heróicos da América do Norte - e que, segundo se especula, teria influenciado Alan Moore, por meio de seu personagem Stardust, na criação da versão moderna de Miracleman.

Supermen!, que possui vinte histórias, ainda tem uma apresentação feita por Jonathan Lethem, criador da badalada série Omega, the Unknown. Seu lançamento está previsto para fevereiro.

Fonte: http://www.impulsohq.com.br/2008/12/16/super-herois-desconhecidos-ganham-livro/#more-1742

Nenhum comentário: