· No estudo da história, as HQ’s podem ser utilizados como referências e também como instrumentos para a construção do conhecimento. Em “Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula” são sugeridos aos professores de história alguns procedimentos que devem orientar sua leitura: a) reunir informações sobre o(s) autor(es); b) analisar o contexto histórico em que foi produzida; c) identificar valores e ideologias expressas pelo(s) autor(es) na obra; d) identificar o público- alvo ao qual se destina a HQ’s; e) sua finalidade - se informativa, educativa, didática, política, etc.
· Outra sugestão é a criação de gibitecas nas escolas. A gibiteca pode ser iniciativa de uma classe ou de toda a escola. Na falta de espaço pode-se optar pela realização de um rodízio de HQ’s, possibilitando a leitura do acervo pelo maior número de estudantes. Todo tipo de HQ’s tem utilidade, desde as educativas até as HQ’s de heróis. A forma como serão trabalhadas irá depender do objetivo do professor: introduzir o hábito de leitura, trabalhar a crítica social e a interpretação de contextos, etc.
· A escola pode motivar os alunos através da criação de homepages com divulgação de seus trabalhos, realçando a importância da atividade e motivando sua produção. Esta estratégia pode ser aplicada com alunos de ensino médio, trabalhando-se temas atuais, relacionando-os a acontecimentos passados ou simplesmente retratando a realidade brasileira, na forma de estórias mais maduras e com enredo mais personalizado.
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