segunda-feira, 19 de março de 2007

Les Bandes dessinées


Bom, quem me conhece sabe que eu gosto muito de BD (Banda Desenhada, Histórias em Quadrinhos). Em princípio pelo cuidado que os autores e desenhistas tem em compor uma obra que comunga muito bem o roteiro com a arte. É claro, nem tudo pode ser considerado material de primeira linha, mas uma boa parte das BD que eu já li ou que já pesquisei até hoje possuem um nível muito superior às comics norte-americanas, de um modo geral. Tenho pesquisado muito sobre BD nos últimos anos e, mesmo com alguns intervalos provocados pelo excesso de trabalho, consegui coletar um bom material para servir de fonte para meu trabalho atual. Hoje no Brasil está havendo uma maior abertura para as BD. Por exemplo, no ano passado títulos como XIII, Blacksad, Corto Maltese, etc, foram (re)publicados e parece que para 2007 as perspectivas são muito boas. Mais material e mais acesso à produção de outros países. No que tange à questão das artes visuais e mesmo do ensino, eu encontrei esta semana um site muito interessante. Trata-se do Centro National de la Bande Dessinée et de l'Image. Um site destinado a tratar de temas ligados à imagem e que possui, inclusive algumas sugestões de trabalho. Está em Francês. Para quem não domina o idioma, mas tem interesse pelo assunto, sugiro o uso de tradutores on line. É uma oportunidade de ver como os quadrinhos são tratados com seriedade lá fora e, quem sabe, aumentar o interesse por esta mídia.
ORIGINALMENTE PUBLICADO EM http://www.cnbdi.fr/

Nenhum comentário: