Em um dos muitos textos que tenho lido sobre quadrinhos e ensino aparece um questionamento: pode-se usar quadrinhos nas aulas de educação física? Talvez fosse melhor esta pergunta ser respondida por um por um professor da área, mas me arrisco a dar um palpite: pode sim!
Ao contrário do que muita gente pensa aulas de educação física são muitas vezes divididas entre a teoria e a prática. Muitos professores passam fundamentos e regras esportivas, além de dicas sobre cuidados com a saúde, postura alimentação e higiene nas salas de aula. A prática esportiva, em si, seria o exercício destes conhecimentos.
Os quadrinhos podem ser utilizados, neste sentido, para introduzir fundamentos esportivos, para explicar a origem dos esportes, para informar sobre regras, para difundir valores esportivos, etc. Os alunos podem usar hqs como uma espécie de cartilha esportiva ou podem ser convidados para produzirem suas próprias hqs. Aliás, se formos pensar bem, a produção de hqs pode ser um recurso usado em todos os conteúdos.
Na prática eu descobri uma experiência com o uso dos quadrinhos por professores de educação física. Foi no litoral carioca onde um grupo de voluntários da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas realizou até de 8 a 15 de julho deste ano a Semana Venha Remar, que desenvolve uma série de atividades educativas com cerca de 40 crianças da comunidade de Ilha Grande.
Ao contrário do que muita gente pensa aulas de educação física são muitas vezes divididas entre a teoria e a prática. Muitos professores passam fundamentos e regras esportivas, além de dicas sobre cuidados com a saúde, postura alimentação e higiene nas salas de aula. A prática esportiva, em si, seria o exercício destes conhecimentos.
Os quadrinhos podem ser utilizados, neste sentido, para introduzir fundamentos esportivos, para explicar a origem dos esportes, para informar sobre regras, para difundir valores esportivos, etc. Os alunos podem usar hqs como uma espécie de cartilha esportiva ou podem ser convidados para produzirem suas próprias hqs. Aliás, se formos pensar bem, a produção de hqs pode ser um recurso usado em todos os conteúdos.
Na prática eu descobri uma experiência com o uso dos quadrinhos por professores de educação física. Foi no litoral carioca onde um grupo de voluntários da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas realizou até de 8 a 15 de julho deste ano a Semana Venha Remar, que desenvolve uma série de atividades educativas com cerca de 40 crianças da comunidade de Ilha Grande.
"O projeto é ligado ao Grupo de Estudos em Esportes e Atividades de Aventura (GEEAA), da Faefi, criado em 2005 e que tem como objetivo divulgar o esporte de aventura, como mergulho, surfe, escalada, canoa havaiana e trilhas, e verificar o envolvimento dos moradores daquela região com essas atividades. Há dois anos e meio, alunos e professores realizam pesquisas com moradores, turistas e agências de viagens no litoral carioca. A bordo de um veleiro, a equipe navega pela costa da ilha em busca de material que subsidie o trabalho.” [1]
O grupo da Educação Física conta com a ajuda de cinco alunos do 4º ano de Jornalismo realizaram um projeto de comunicação para o Venha Remar. Durante o trabalho do grupo na ilha, alguns problemas foram identificados na região, como o uso de drogas e a questão do lixo. Entre as propostas para ajudar a solucionar o problema está a criação de um gibi educativo, “cujo roteiro será feito pelo jornalista Dario Carvalho Júnior, o DJ, especializado em Histórias em Quadrinhos (HQ) e professor da PUC-Campinas. A ilustração será feita pelo cartunista Bira. O gibi deverá ser concluído entre agosto e setembro e terá como personagens algumas crianças da comunidade.”[2] Trata-se, portanto, de um projeto interdisciplinar cujo objetivo é tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas daquela localidade.
Como material informativo e educativo, já vimos que foram muitas hqs, mas todas com propósitos comerciais. Das hqs que comentamos aqui em textos anteriores a que poderia ter sido mais utilizada, no momento que estamos vivendo talvez fosse à da Turma da Mônica sobre o PAN. Quais são as qualidades desta hq? Pra começar a linguagem simples e direta. Ela mostra os esportes, explica as origens do PAN e identifica os países que estão participando. É praticamente um trabalho interdisciplinar, envolvendo geografia, história e educação física. Além de dar informações gerais de forma fácil de ser assimilada pelo leitor, a hq faz um importante trabalho de inclusão ao falar também sobre os PARAPAN-AEMRICANOS, a versão dos jogos PAN-AMERICANOS para os portadores de deficiência física, que começam logo após o final dos jogos PAN-AMERICANOS.
Para a volta as aulas, talvez o tema fosse bem apropriado. O professor pode trabalhar as modalidades esportivas, pode falar sobre as conquistas do Brasil e ainda sobre os jogos PARAPAN e ainda incentivar os alunos a criar hqs sobre eles. Aliás, “A Turma da Mônica, uma aventura como Cauê e a Turma nos jogos PAN-AMERICANOS, deveria ter sido um projeto em parceria com o governo, a fim de divulgar o esporte nas escolas”. Quem sabe para as olimpíadas nós não possamos contar com uma publicação distribuída gratuitamente?
[1] http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idclipping=7396&idmenu=25
[2] http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idclipping=7396&idmenu=25
Nenhum comentário:
Postar um comentário