terça-feira, 31 de julho de 2007

A Turma do Xaxado: Lendas e mistérios

Nesta semana de volta às aulas a Gibiteca teve uma agradável surpresa: recebemos de Antônio Cedraz um kit com publicações da Turma do Xaxado como doação para nosso acervo. Para quem ainda não teve oportunidade de ler, eu fiz uma postagem sobre esta HQ logo no início do blog do Projeto Gibiteca Escolar, falando dos personagens e da hq de forma geral (http://gibitecacom.blogspot.com/2007/03/turma-do-xaxado.html).

Mas hoje eu quero falar de uma publicação em especial: O livro Lendas e Mistérios, vencedor do HQ Mix na categoria de Melhor Álbum Infantil de 2006. Confesso que eu estava ansiosa para ter esta hq em mãos. Pois bem, eu quase não consegui. Os professores e especialmente a diretora da escola ficaram encantados com o álbum.

Lendas e Mistérios traz além de aventuras divertidíssimas muita informação sobre folclore. Esta hq da Turma do Xaxado é um excelente material para se trabalhar o tema. Como eu comentei em uma postagem anterior, teremos uma festa do folclore na escola, agora no mês de agosto, e as aventuras da Turma do Xaxado envolvendo personagens do nosso folclore chegou no momento certo. Em Lendas e Mistérios, a Turma contracena com algumas figuras do folclore brasileiro: a Mula-sem-cabeça, o Saci, a Velha da mata (também conhecida como Cuca), o Pé-de-garrafa, o Caipora e o Negro d´Água. A hq é um excelente material para se trabalhar o tema com nossos alunos.

Fica aqui a sugestão para professores e diretores: adquirir esta hq para suas escolas. Aliás, não apenas este álbum. Cedraz produz um material muito bom com qualidade gráfica dificilmente encontrada em hqs nacionais. Todas as hqs que recebemos, sem exceção podem ser trabalhadas em todas as séries do ensino fundamental. Vai depender muito do que o professor deseja de seus alunos. Além disto, a Turma do Xaxado tem um diferencial: uma vocação para o ensino. Cedraz tem a preocupação - porque não dizer, o mérito - de criar uma hq onde o objetivo é divertir e educar. Prova disto são as publicações anteriores.

Em Turma do Xaxado - Mama África, os personagens de Antonio Cedraz protagonizam quatro histórias que tratam de preconceito, discriminação racial, religiosidade e influências lingüísticas. Outro exemplo foi o Pelourinho em Quadrinhos, onde a Turma do Xaxado trabalha educação patrimonial. Tem também livro Histórias do Saci, que traz tiras, história em quadrinhos e informações sobre o Saci, abordando temas como ecologia, responsabilidade, discriminação racial e valorização da cultura brasileira.

Para quem quiser uma segunda opinião, pode ir ao site Bigorna, lá há uma resenha de um recente lançamento da Turma do Xaxado é só ir ao link http://www.bigorna.net/index.php?secao=lancamentos&id=1151986004

Para quem quiser saber mais sobre Antônio Cedraz e a Turma do Xaxado, é só ir ao site www.xaxado.com.br. Lá também pode-se adquirir as publicações, sem custo com correio. Vale mesmo a pena dar uma olhada.

3 comentários:

Tereza disse...

Oi Natania,

Acabo de indicar este blog ao Prêmio Blog com Tomates, ou seja, blogs que respeitam os direitos humanos. Passe pelo meu blog para saber os detalhes.
Abraços
Tereza.
Obs: Depois dou dicas de HQs sobre AIDS...

Tereza disse...

Opss,

Esqueci de colocar o endereço ( http://tc.silva.zip.net )

Abraços
Tereza

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada pela indicação Tereza! Valeu mesmo!
Ah, vou querer sim as dicas sobre Hqs e AIDS!! Valeu duplamente!!
:-)
Aliás, se vc quiser postar algo sobre este tema aqui, fique a vontade!