sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Alunos constroem HQs no computador

Esta semana eu pude ter contado com um trabalho lindo, realizado com uso de computadores, envolvendo quadrinhos. A Prof. Gládis Leal dos Santos – Informática Pedagógica, coordenadora de Sala Informatiza da escola, CAIC Professor Mariano Costa – rede municipal de Joinville, SC, está usando o computador para construir histórias em quadrinhos com alunos, em parceria com as professoras Mari Terezinha Cipriano, da 2ª série B, e a professora de Arte, Fabiana Castegnaro, utilizando o aplicativo Paint e a gravação das falas dos personagens pelos alunos-autores.


Nas aulas de Arte o trabalho teve início com a apresentação da animação “Mosca” no site: http://www.olhonovo.com.br/animacao/expressao.htm. A professora explorou com os alunos as expressões faciais do personagem e os traços do desenho. Na sala de aula a professora Mari realizou várias atividades de leitura e produção de texto com os alunos. A partir da leitura de livros diversos e revistas de história em quadrinhos, foram desenvolvidos textos coletivos, em duplas e individuais, atividades de reescrita e produção criativa de pequenos diálogos e histórias. A professora trabalhou a estrutura do texto e a pontuação, dando ênfase ao discurso direto.Uma das atividades foi a criação de uma historinha no caderno.Em duplas, os alunos fizeram, depois, uma história em quadrinhos em folhas sulfite. As folhas foram divididas em quatro partes e os alunos criaram os desenhos e falas dos personagens. Depois, cada dupla fez a apresentação oral da história para a classe.
Já na sala de informatica os alunos iniciaram a construção de sua história em quadrinhos utilizando o Paint. A cada aula, a dupla desenhou um quadrinho da história. Depois, os desenhos foram colados no Word e os alunos iniciaram a escrita das falas dos personagens e narrador.

A última atividade foi a gravação das falas. Depois de montar uma apresentação on line das historinhas http://www.bubbleshare.com/album/88759.50dd1cc097f/overview
Foi realizada a gravação das falas com as duplas separadamente. O trabalho foi publicado no blog da escola http://caicmariano.blogspot.com/ e a turma retornou à Sala Informatizada para assistir a todas as apresentações
Segundo Gládis “Os alunos mostraram-se motivados e envolvidos durante todas as atividades. A animação Pencilmation, disparadora de todo o trabalho, despertou muito o interesse da turma que percebeu as várias expressões facias do personagem, relacionado-as com os sentimentos e sensações que representavam, o que provocou um animado bate-papo depois da apresentação.A participação da professora de Artes potencializou o processo, uma vez que os alunos exploraram as ferramentas do Paint e desenharam as expressões faciais que perceberam nas animações e PowerPoint, antes de iniciarem a construção de sua história em quadrinhos. O resultado final foram historinhas criativas, desenvolvidas e interpretadas pelos alunos.”

A professora Gládis tem uma página pessoal no link http://gladislsantos.googlepages.com/ e a escola possui um blog onde o trabalho realizado pelos professores é constantemente divulgado
http://caicmariano.blogspot.com/

Temos tido contato com outras produções, usando programas de computador ou técnicas convencionais de criação. Aguardem!

4 comentários:

Sindy disse...

Parabéns incansável Natania!!! Sempre é um prazer passar aqui para ver as novidades!
Abçs
Sintian

Jenny Horta disse...

Muito bacana o trabalho! Parabéns a todos os envolvidos. O melhor de tudo é ver a interação entre as várias áreas. Acredito que seja por aí o caminho para uma informática verdadeiramente educativa. A Gládis realmente arrebenta, não é Natty?

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Natania,

o post ficou dez! Obrigada pela divulgação. Este trabalho foi muito envolvente tanto para nós, professores, como para nossos pequenos alunos.A internet está repleta de recursos bacanas, é só usar criatividade.

Grande abraço
Gládis

Natania A S Nogueira disse...

Eu que agradeço, os comentários e as dicas que vcs têm me dado nos últimos tempos!
:-)