terça-feira, 9 de outubro de 2007

Notícias sobre Gibitecas!

Pois é, este mês as Gibitecas estão na mídia. Primeiro temos a Gibiteca de Curitiba, comemorando seus 25 anos, com exposições, palestras, cursos e tudo mais que se tem direito. Já a Gibiteca de São Bernardo, continua comemorando seus 8 anos de funcionanmento com o lançamente de um fanzinhe, disponível para download. Seguem duas reportagens sobre as gibitecas, confiram!

**********
Gibiteca de Curitiba exibe história de sucesso

Muito mais do que uma biblioteca de gibis, a Gibiteca de Curitiba, espaço da Prefeitura Municipal administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, conquistou o respeito de todos aqueles que conhecem a importância das artes gráficas. Ao completar 25 anos de existência, a Gibiteca comemora seu reconhecimento com uma festa aberta ao público, oferecendo programação especial durante todo o mês de outubro.

A programação tem início às 19h desta terça-feira (9), no Centro Cultural Solar do Barão, com abertura das exposições “Gibiteca 25 Anos” e “Originais de Joe Bennett”, ao lado de banners com personagens das histórias em quadrinhos do cartunista curitibano Marcos Vaz. Nesse quarto de século de atividades, a Gibiteca sempre foi um local para importantes oficinas, cursos e eventos, além de oferecer um acervo repleto de tesouros gráficos, entre eles a produção de quadrinhos em Curitiba, considerada uma das mais ricas do Brasil. Criada em 1982, a partir de projeto idealizado pelos arquitetos Key Imaguire Júnior e Abrão Assad, a Gibiteca teve como primeiro endereço uma das salas da Galeria Schaffer. Depois, em 1988, transferiu-se, para o Centro Cultural Solar do Barão, onde permanece até hoje.

O espaço dispõe de mais de 25 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos e abrange outras iniciativas, entre elas cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos e encontros de RPG (Role Playing Game), envolvendo o que há de melhor na produção brasileira e internacional. Pesquisa – Toda a gama de gibis infantis, heróis, humor, terror, cartuns, fanzines, mangás e exemplares estrangeiros faz do acervo da Gibiteca uma fonte valiosa para pesquisas. Nele estão guardados exemplares do personagem “Gibi”, nome que mais tarde foi apropriado para designar as revistas em quadrinhos. Há também as primeiras edições de “Tico-tico” e “O Globo Juvenil” (os mais antigos são datados de 1942), as primeiras edições nacionais de Batman e Capitão América, da década de 1950, além de uma coleção completa do Pasquim.

O acervo cresceu por meio de doações de editores, colecionadores e do próprio público, formado por muita gente jovem e também por pesquisadores, estudantes e professores. Ao mesmo tempo, a Gibiteca estabeleceu um mecanismo de trocas com interessados, de modo que, além de montar seu próprio acervo, ela passou a colaborar para coleções particulares de gibis. Dezenas de oficinas e cursos foram promovidos nesses 25 anos, colocando a nova geração lado a lado com os grandes nomes da HQ brasileira como Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê, Primaggio, Malavoglia & Garfunkel, entre outros. Aos poucos, artistas curitibanos também foram despontando no cenário nacional e hoje têm seus desenhos e histórias estampados em páginas de jornais e revistas. A Gibiteca editou 15 números do Gibitiba, dando oportunidade aos jovens desenhistas de mostrar suas criações. Quando completou o 15º aniversário, a Gibiteca mereceu uma edição comemorativa da revista Metal Pesado, na qual foram incluídos trabalhos de 23 artistas, muitos deles integrantes de uma nova geração que teve justamente a Gibiteca como centro de formação.


A Gazeta do Povo traz a programação da Gibiteca para esta semana http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?id=702082

**********
Gibiteca de São Bernardo lança fanzine em comemoração aos 8 anos do espaço

Os apreciadores da arte em História em Quadrinhos têm encontro marcado para o dia 29 de setembro (sábado), a partir das 14h30, na Gibiteca Municipal de São Bernardo (Rua Jurubatuba, 1.415 – Centro). É que o espaço está lançando o fanzine ‘Gibiteca SBC Zine’ em comemoração aos oito anos de existência (completados no 6 de agosto de 2007). O fanzine foi produzido por 18 freqüentadores do local que participaram de uma oficina gratuita promovida em 2006 pela Gibiteca. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Além de um bate-papo informal com os autores do fanzine, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Gibiteca de São Bernardo, além de apreciar uma apresentação de discotecagem com o DJ Lord, e também uma performance artística dos desenhistas e freqüentadores da Gibiteca Elton Hipólito e W.C, que comporão uma tela em HQ’s, registrando todos os momentos do evento em tempo real. Com acervo de 11 mil itens, a Gibiteca Municipal de São Bernardo é uma das poucas existentes no Brasil que possui acervo circulante (para empréstimo). Somente em 2006 foram realizados mais de 77 mil empréstimos. Por mês, o espaço recebe em média a visita de mil pessoas. Além das HQ’s, o espaço possui discos de vinil, revistas de música e filmes em VHS. A Gibiteca também recebe e necessita de doações.Os exemplares mais procurados são as revistas da Turma da Mônica e as da Disney, mas a Gibiteca também possui edições raras como a número 1 da Liga da Justiça - revista em quadrinho que reúne vários super-heróis, além da nº 1 do Homem Aranha e do Volverini.

Outras preciosidades são duas publicações do desenhista Maurício de Sousa, com esboços dos personagens Piteco e Astronauta antes de serem lançados; além publicações voltadas à literatura, como A História da Música em HQ e Os Clássicos da Literatura, entre outros. Mais do que entretenimento, a Gibiteca Municipal de São Bernardo também tem a função de incentivar a formação de leitores.O espaço ainda promove oficinas de quadrinhos, com noções de desenho, roteiro e arte-finalização, entre outros. Está aberta também para agendamento de visitas monitoradas para escolas e instituições. Aos sábados é comum um grupo se reunir para desenhar e trocar idéias sobre HQ’s.

Histórico – A Gibiteca Municipal de São Bernardo foi inaugurada em 6 de agosto de 1999. Funcionou por dois anos na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, passando, depois, para o mesmo prédio onde funciona a Biblioteca Monteiro Lobato (R. Jurubatuba, 1.415 – tel.: 4125-7993), onde está localizada atualmente. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 13h30.ACESSE AQUI O FANZINI! Informações à ImprensaDepto. de Comunicação – Divisão de JornalismoTelefone: 4348-1043Secretarias Educação e Cultura – Gibiteca– 18/09/2007Rita Santos – MTB 26.183

Nenhum comentário: