quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Os quadrinhos de Jacques Martin e a cultura material

As BD franco-belgas (História em Quadrinhos) têm um grande mérito: elas conseguem ir muito além do trivial e dão espaço para artistas e pesquisadores colocarem o produto de seu trabalho a disposição do grande público, de uma forma que os livros jamais conseguiriam. A tiragem das BD é muito superior a dos livros e os personagens populares ajudam a vender o produto.

É o caso dos álbuns dedicados a ilustrações e dados referentes a cultura material. Em arqueologia, chama-se de cultura material ou cultura arqueológica (Material culture e Archaeological culture, em inglês) o conjunto de objetos - tecidos, utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas etc. - que formam o ambiente concreto de determinada sociedade.
Eu tenho um álbum fantástico, das Viagens de Alix, um personagem muito popular na França, assinado por Jacques Martin. Alix é um escravo que viaja com seu dono por todos os cantos do Império Romano. O álbum ao qual estou me referindo, em particular é “La marine antigue (2)”, que reproduz e dá detalhes sobre os navios construídos por civilizações antigas, como Egito, Roma e Grécia. Um uma mistura de livro ilustrado com HQ.

Contrariando o mito de que as HQs são frutos apenas da imaginação de seus autores, estes álbuns mostram que a pesquisa é a base para a construção dos personagens e que as HQs podem se tornar fontes ricas para quem quer se inteirar mais sobre o assunto.

Recentemente o amigo Pedro Jervis D’ Athouguia Bouça repassou-me uma dica muito legal de BD neste mesmo estilo. Trata-se do trabalho recente do já citado Jacques Martin e de Pierre Leigein: um álbum dedicado aos uniformes da Batalha de Waterloo. Trata-se de uma discrição sistemática alternada com cenas da famosa batalha, publicado pela editora Casterman. Segundo Pedro Jervis, a BD detalha até mesmo a roupa das cozinheiras. Jacques Martin é reconhecido pela seriedade com a qual trabalha seus projetos.

Ele já vez trabalhos semelhantes, com o personagem Alix, e as roupas da antiguidade. Embora algumas pessoas vendo as imagens possam achar que seja um trabalho simplesmente descritivo, este tipo de material é uma fonte que pode ser utilizada para trabalhos críticos sobre temas ligados aos habitus de civilizações ou de sociedades do passado. Aliás, crítica não falta. Há aqueles que não apostam neste tipo de BD e encontram nelas algumas lacunas. Para mim até isto é válido: de que adianta produzir uma obra se ela não é dessecada, experimenta e analisada pelo leitor?

2 comentários:

Hideste disse...

Oi Natty !
Vim dar uma olhadinha no link q vc passou na lista e achei muito legal. Já tinha visitado seu blog lá no começo e vejo q vc continua firme, parabéns ! Seu trabalho educacional é jóia, dá gosto ver gente empenhada assim num país que carece tanto de ensino e educação.
PARABÉNS !!!!!

Estêvão

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Estevão! Que bom que vc gostou. Pedro é o grande especialista em Alix, mas eu estou dando meus pequenos passos. Gosto muito deste tipo de material, pois ele poder ser ponto de partida para trabalhos maiores, uma fonte até mesmo para quadrinistas que se interessem a fazer HQs ambientadas no passado. Quanto ao trabalho com HQs, bom, vou levando e vamos ver se, em breve, os frutos comecem a aparecer.
:-)