domingo, 11 de novembro de 2007

Visitando a Gibiteca de Curitiba

Esta semana tive o prazer de poder conhecer à Gibiteca de Curitiba, que fica localizada no Centro Cultural Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti, 533.

A Gibiteca de Curitiba foi inaugurada em 15 de outubro de 1982, numa das lojas da Galeria Schaffer, inaugurada um ano antes. A Gibiteca de Curitiba nasceu como local de leitura, com acervo básico de boas publicações, montado inicialmente com doações de editoras e colecionadores. Alí se estabeleceu um mecanismo de trocas com os interessados, de modo que a Gibiteca de Curitiba, além de montar seu próprio acervo passou a colaborar para coleções particulares de gibis. Em 1988 a Gibiteca de Curitiba foi deslocada para o Solar do Barão - Casa da Baronesa, espaço multicultural.

O Solar do Barão é a antiga residência do Barão do Serro Azul, Ildefonso Pereira Correia, que nasceu em Paranaguá, em 1849. Foi um visionário comerciante e exportador de erva-mate, além de presidente da Câmara Municipal de Curitiba, deputado e vice-presidente da Província. Recebeu o título de Barão do Serro Azul em 1888. Foi um dos fundadores da Impressora Paranaense e muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná. Sua participação na Revolução Federalista de 1893 custou-lhe a vida. Em 1894, foi fuzilado no Km 65 da Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba pelos legalistas, junto com outros participantes da revolução. Ainda hoje ainda existe uma cruz que marca o local.

Além da gibiteca, o Solar abriga, também, o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz, o Centro de Pesquisa Guido Viaro, Sala Scabi, Sala Gilda Belczak, ateliês de xilogravura, litogravura e serigrafia.

O complexo do Solar, com cerca de 3.000m² de área, foi restaurado entre 1980 e 1983. Atualmente é vinculado à Fundação Cultural de Curitiba e possui três blocos: O bloco central, onde morou o Barão, a Casa da Baronesa e os anexos construídos pelo exército. Nas instalações do Solar são realizados cursos de arte e ensaios da Camerata Anticqua, da Orquestra de Harmônicas e do Coral de Curitiba.

Foi muito legal poder visitar a exposição comemorativa dos 25 anos da Gibiteca, com amostras de hqs raras, além de cartuns, chardes e hqs nacionais, como Gralha. Havia também uma exposição de desenhos de Joe Bennett, brasileiro que atua nos Estados Unidos, desenhando personagens famosos, como Batman, Superman e Capitão América. Além disto, estar na primeira gibiteca do Brasil é por si só uma grande emoção.

O lugar é muito legal, não é muito amplo, mas bem organizado. As hqs estão dispostas em ordem alfabética e de acordo com o gênero. Há um espaço só para oficinas. As hqs não são emprestadas, mas ficam a disposição do público para serem lidas durante o horário de funcionamento da Gibiteca (Horário de funcionamento: segunda à sexta: 9h às 12h; 14h às 19h e aos sábados das 14h às 19h). Foi realmente um experiência muito legal, pois eu pude comparar a nossa experiência na escola com a deles.

Para quem mora em Curitiba, ou pretende viajar para lá, fica ai a dica. O Solar do Barão fica próximo ao Passeio Público, assim, após a visita a sugestão é caminhar um pouco entre aves raras e muito verde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Natania,
Muito obrigado por sua visita e comentário no http://maisquadrinhos.blogspot.com
Achei seu blog muito interessante, em especial por abordar a relação entre quadrinhos e educação (que foi o tema de meu Mestrado e Doutorado pela UFMG). Você já conhece os livros da www.marcadefantasia.com.br ?
Abraço!

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Wellington! Obrigada por visitar o blog da Gibiteca! :)
Eu conheço os livros, sim, estou apenas esperando uma verba extra para adquirir alguns. Gosto muito do material da editora.