quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Gibi e Geografia

O ano está chegando ao fim, mas os professores ainda estão trabalhando a todo o vapor. Um exemplo é o trabalho que está sendo feito pelo professor Rogério, de Geografia, na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado. Ele está produzindo, junto com os alunos, HQs com conteúdo de Geografia. O professor deu aos alunos a opção de desenharem suas HQs ou utilizarem a técnica de colagem.
A colagem é muito legal e não desvaloriza o trabalho, porque o importante neste caso não é a capacidade de desenhar, mas montar a HQ, com seus elementos característicos e conseguindo passar a mensagem pedida pelo professor. O trabalho está muito bonito, tanto que o professor irá premiar as três melhores HQs de seus alunos.

Aliás, parece que a Gibiteca têm influenciado positivamente os nossos professores, que este ano trabalharam muito com HQs em atividades, notadamente os professores das séries iniciais. Acredito que o fato de termos promovido o Seminário, em maio tem sido fundamental para estimular e valorizar este trabalho, mostrando que ele pode ser muito importante no processo de ensino-aprendizagem, e que HQs são coisas sérias, sim. Infelizmente eles ainda estão muito tímidos e não costumam divulgar abertamente o que fazer, mas pela exposição de trabalhos de fim de ano, dá para perceber que os temas ligados direta ou indiretamente às HQs estão em alta.

4 comentários:

Elis Zampieri disse...

Olá Naty...Trabalho tb com HQs com alunos especiais...Comecei com as HQs ta turma da Mônica e agora já estamos utilizando outras aqui no laboratório. É um recurso muito interessante e que estimula os alunos à produzirem, desenvolvendo várias habilidades de estrutura do pensamento prejudicadas em alunos com deficiêncial mental. Parabéns pelo lindo trabalho que realiza e que bom que os professores daí estão aderindo à idéia.
Um abraço...

Natania A S Nogueira disse...

Acho muito legal este tipo de trabalho. Já tomei conhecimento de um que usa hqs para algabetizar surdos. Fale mais sobre seu trabalho, quem abe não podemos publicá-lo no blog?
Um abraço e obrigada pelos comentários.

Anônimo disse...

gostei muito de ter encontrado esse blog e de saber do trabalho do professor de geografia. também faço algo semelhante, no curso de pedagogia na universidade do estado do rio grande do norte, campus de mossoró.
meu email zacariasmarinho@yahoo.com.br

Natania A S Nogueira disse...

Oi, quando puder (e se quiser), passe sua experiência para mim que eu coloco no blog!
Um abraço!