quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Inscrições abertas para oficinas de animação na UFRN


O premiado artista Lula Borges estará ministrando uma Oficina de Animação, de 04 a 30 de novembro, no LabCom da UFRN, das 7:30 às 10:00. A Oficina é um piloto do projeto de extensão que será oferecido pelo NEAHQ (Núcleo de Estudos sobre Animação e Histórias em Quadrinhos), que prevê ainda Oficinas sobre uso de quadrinhos em sala para professores, a ser desenvolvido no ano que vem.

O curso tem a finalidade de se ter uma animação de 1 (um) minuto, feito pelos alunos durante as aulas. Cada aluno ficará com um DVD do produto feito, assim como a escola. Também ficará disponível na Internet o trabalho dos mesmos, fazendo assim, também a inclusão digital dos alunos.

APENAS DEZ VAGAS (mais todos os inscritos ficam cadastrados para futuras oficinas)

Mais informações: DECOM 3215 3561/ decom@cchla.ufrn.br

Aula 1 – 3 horas – dia 04/11

- Apresentação

- Vídeo de Marcos Magalhães sobre animação.

- O uso do praxinoscópio, explicação dos fotogramas, quantos quadros por segundo.

- Explicação dos quadros aleatórios e dos quadros lineares.

- Uso do papel, régua de pinos, mesa de luz, ou transparência do papel, numeração de página.

- Observar os desenhos dos alunos a partir do que eles desenharem nessa primeira aula.

- O aluno desenhar algum personagem que goste em três posições (se possível), pedir para guardar os desenhos

Aula 2 – 3 horas – dia 08/11

- Primeira animação para os alunos: bolinha pulando. Uso do arco e a regra de ouro. Para os alunos mais avançados (que terminem muito rápido o desenho), fazer uma “parede” no papel e usar a bola de forma que bata na parece e quique.

- Os elementos básicos do desenho: cubo, cone, bola, cilindro.

- Animar um cubo.

- A partir dos desenhos dos personagens feitos na primeira aula, fazer intervalação entre eles e criar, assim a primeira animação de personagem.

Aula 3 – 3 horas – dia 09/11

- Mostrar 3 animações de 1 minuto ou vídeo clipe.

- Roteiro – A criação da história a partir do personagem.

- Criação da cabeça. (cânone de animação)

- Construção de personagem em 3 cabeças e explicar a proporção a partir das cabeças.

- Estudo do personagem, 8 movimentos, movimentos em espelho, ciclo.

Aula 4 – 3 horas – dia 11/11

- Desenho da bola caindo, em arco, como o primeiro desenho feito, a bola será mudada e o arco vai ter um raio, que será um tronco, fazendo assim a queda de uma árvore.

- O uso do som nessa animação da queda da arvore, para o aluno ter a noção do tempo, para se fazer uma animação.

- Movimentos da cabeça

Aula 5 – 3 horas – dia 16/11

- Stop motion

- Princípios do movimento mútuo

- prática em animação stop motion por grupos

Aula 6 – 3 horas – dia 18/11

- pixilation

- uso da animação com seres humanos.

- prática em animação stop motion em pixilation.

Aula 7 – 3 horas – dia 22/11

- Tipos de movimento, andar, correr, parar, pular, alegre, triste, confiante

- O uso do computador na produção de um desenho animado. Scanner, foto, desenhos com tablet.

Aulas práticas e exercícios – 23, 25 e 29/11

Encerramento – dia 30/11

- Entrega de certificado aos alunos

POSTADO ORIGINALMENTE NA GHQ

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