O curso tem a finalidade de se ter uma animação de 1 (um) minuto, feito pelos alunos durante as aulas. Cada aluno ficará com um DVD do produto feito, assim como a escola. Também ficará disponível na Internet o trabalho dos mesmos, fazendo assim, também a inclusão digital dos alunos.
APENAS DEZ VAGAS (mais todos os inscritos ficam cadastrados para futuras oficinas)
Mais informações: DECOM 3215 3561/ decom@cchla.ufrn.br
Aula 1 – 3 horas – dia 04/11
- Apresentação
- Vídeo de Marcos Magalhães sobre animação.
- O uso do praxinoscópio, explicação dos fotogramas, quantos quadros por segundo.
- Explicação dos quadros aleatórios e dos quadros lineares.
- Uso do papel, régua de pinos, mesa de luz, ou transparência do papel, numeração de página.
- Observar os desenhos dos alunos a partir do que eles desenharem nessa primeira aula.
- O aluno desenhar algum personagem que goste em três posições (se possível), pedir para guardar os desenhos
Aula 2 – 3 horas – dia 08/11
- Primeira animação para os alunos: bolinha pulando. Uso do arco e a regra de ouro. Para os alunos mais avançados (que terminem muito rápido o desenho), fazer uma “parede” no papel e usar a bola de forma que bata na parece e quique.
- Os elementos básicos do desenho: cubo, cone, bola, cilindro.
- Animar um cubo.
- A partir dos desenhos dos personagens feitos na primeira aula, fazer intervalação entre eles e criar, assim a primeira animação de personagem.
Aula 3 – 3 horas – dia 09/11
- Mostrar 3 animações de 1 minuto ou vídeo clipe.
- Roteiro – A criação da história a partir do personagem.
- Criação da cabeça. (cânone de animação)
- Construção de personagem em 3 cabeças e explicar a proporção a partir das cabeças.
- Estudo do personagem, 8 movimentos, movimentos em espelho, ciclo.
Aula 4 – 3 horas – dia 11/11
- Desenho da bola caindo, em arco, como o primeiro desenho feito, a bola será mudada e o arco vai ter um raio, que será um tronco, fazendo assim a queda de uma árvore.
- O uso do som nessa animação da queda da arvore, para o aluno ter a noção do tempo, para se fazer uma animação.
- Movimentos da cabeça
Aula 5 – 3 horas – dia 16/11
- Stop motion
- Princípios do movimento mútuo
- prática em animação stop motion por grupos
Aula 6 – 3 horas – dia 18/11
- pixilation
- uso da animação com seres humanos.
- prática em animação stop motion em pixilation.
Aula 7 – 3 horas – dia 22/11
- Tipos de movimento, andar, correr, parar, pular, alegre, triste, confiante
- O uso do computador na produção de um desenho animado. Scanner, foto, desenhos com tablet.
Aulas práticas e exercícios – 23, 25 e 29/11
Encerramento – dia 30/11
- Entrega de certificado aos alunos
POSTADO ORIGINALMENTE NA GHQ
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