sábado, 24 de agosto de 2013

Livro "A História de Chiquinho" é lançada em versão digital


Parceria entre Instituto Chico Mendes e Governo do Estado, por meio da Comissão que celebra as atividades "25 Anos - Chico Mendes Vive Mais", foi responsável pelo lançamento digital do livro em quadrinhos que conta a história de vida e luta de Chico Mendes.
O lançamento foi realizado no gabinete do governador Tião Viana, com a presença do próprio governador, da primeira-dama Marlúcia Cândida, que é coordenadora da Comissão, e de seus filhos Catarina e Virgílio.
O professor Marcos Afonso, diretor da Biblioteca da Floresta - responsável pela divulgação do livro digital - conduziu a solenidade com a coordenadora executiva da comissão, Walnízia Cavalcante. O evento também contou com a participação de representantes da comissão, entre eles: a presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary, Ana Cristina, da assessoria do IFAC, Andréa Zílio, secretária Adjunta de Comunicação e de Turismo.
Um grupo de crianças da Casa de Leitura Chico Mendes, localizada no bairro Wanderley Dantas, em Rio Branco - projeto idealizado e incentivado pelo governador quando ainda senador - se apresentou cantando e recitando poesias, mostrando os frutos do projetos.
“O que queremos é que os ensinamentos e a luta do Chico ultrapassem as fronteiras e possam ser apreendidos por todos”, comenta a primeira-dama Marlúcia Cândida. No evento o governador realizou a liberação eletrônica do download gratuito do livro para mais de cinco mil bibliotecas públicas do Brasil.
O download permite que diversas bibliotecas de todo o mundo possam ter o material que conta em uma história em quadrinhos a vida de luta que Chico Mendes teve em vida na floresta amazônica do Acre, para que nunca se apague”, disse o professor Marcos Afonso.
O cartunista Ziraldo é o responsável pelos desenhos do livro e traz uma forma didática e pedagógica para as crianças, a edição do livro contou com pesquisa de Charlene Carvalho e  texto de Walquíria Raizer. “É importante disseminar a história de Chico para o mundo inteiro, por isso a importância deste livro em quadrinhos”, explica Elenira Mendes, presidente do Instituto Chico Mendes e filha do líder sindical.
PUBLICADO NO NOTÍCIAS DO ACRE

Nenhum comentário: