quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quadrinhos independentes na rede

A internet é uma verdadeira arca de informação. Tudo que se procura nela, literalmente, pode ser encontrado. Para músicos, ao mesmo tempo que pode ter se tornado um vilão, também virou uma alternativa ao monopólio das gravadoras. No mundo dos quadrinhos, isto não é diferente.
Da mesma forma que na indústria fonográfica, do cinema e outras mais, a pirataria de histórias em quadrinhos está ali, mas o espaço, ainda, pode ser utilizado para revelar novos artistas. Existem sites dedicados a disponibilizar quadrinhos autorais e/ou independentes. Estas opções podem ser pagas ou gratuitas, o que é mais comum, especialmente para quem está começando.
Indcom
Artistas de diversas localidades do Brasil se juntaram para criar um portal de quadrinhos independentes, notícias relacionadas, contos e mais. Funcionando desde a segunda metade do mês de agosto de 2012, o site/blog Indcom (indcom.wordpress.com) é uma opção para fãs de Hqs de todo o Brasil.
A página recebe colaboração de diversos artistas do País que podem ou não estar inseridos no mercado profissional das comics. Não há uma regularidade nas atualizações, mas há um acervo capaz de entreter por tempo suficiente o leitor disposto a conhecer o quadrinho independente nacional. Ali estão publicadas revistas digitais de gêneros, formatos e tamanhos variáveis, além de tirinhas. As histórias costumam ter a partir de cinco páginas, mas o site não exige formato padrão para suas publicações. Quem quiser divulgar algum material, basta fazer contato pelo e-mail (indcomics@yahoo.com.br) ou pela fanpage no facebook (fb.com/indcomics).
Outro ponto de destaque para o portal é a publicação de contos de artistas independentes. Ainda há notícias, sempre relacionadas ao tema central do site, que são as Hqs.
Objetivo
O Indcom tem em seu nome a origem das palavras inglesas Independent Comics, ou quadrinhos independentes. O objetivo era criar um local de entretenimento completo, onde o leitor pudesse ler quadrinhos, notícias e contos e divulgar, também, seus materiais, tudo sem ter que ir para outro site.
Este site/blog existe para quem quer um local para publicar suas histórias na web, de maneira fácil e rápida.
Apesar do curto período de criação, o portal já conta com inúmeros colaboradores, tanto em contos como em histórias em quadrinhos e tirinhas. O site não tem equipe fixa, mas tem como atual administrador o farmacêutico (e nas horas vagas, roteirista de quadrinhos) Milton Rafael.
Blue
Comics
Outra empresa que aproveita a internet para divulgar o seu trabalho é a Blue Comics. A editora de fanzines já apareceu algumas vezes nesta coluna, mas como uma de suas propostas e levar quadrinhos para todos, vale mais uma participação por aqui.
A proposta da Blue (bluecomicseditora.com) é de criar um universo integrado para seus personagens, assim como faz as grandes editoras norte-americanas (Marvel e DC Comics). Para este universo, a editora apresenta histórias de heróis, no padrão da terra do Tio Sam, mas sem aquela preocupação de estereotipá-los com a bandeira do Brasil, como acontece em muitos casos.
Outro selo que esta apresenta é sua linha de mangás. A editora disponibiliza tanto quadrinhos gratuitos quanto histórias pagas, mas o preço é bem pequenininho. Vale a pena.

LEIA MAIS, CLICANDO AQUI!
GOSTOU? SAIBA MAIS, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: