segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quadrinhos do Super-Homem mostram trajetória do herói no jornalismo


Aos 75 anos de lançamento do icônico personagem Super-Homem, mais um filme sobre ele chega aos cinemas: “Homem de Aço”. A produção enfoca seu lado alienígena, mas há também um lado jornalístico a notar, resgatando a tradição que vem desde a primeira história publicada em quadrinhos.

A personagem Lois Lane, seu par romântico no filme, é a que exerce para valer o papel de jornalista e repórter, incluindo com dilemas éticos sobre revelar informações delicadas. Há uma função aventureira, que a permite investigar uma exploração no Ártico e ter contato com o personagem. “E essa foi mesmo a praxe”, diz Waldomiro Vergueiro, professor especializado em quadrinhos da Universidade de São Paulo.  

“No início, o Clark Kent [nome “civil” do Super-Homem] atuava bastante como repórter investigativo. Aquele que ia buscar, descobrir furos, o que ninguém sabe. Depois, ao longo das décadas, esse papel foi passando para Lois Lane, que sempre se destacou por isso”, conta Vergueiro. A mudança é visível, tanto que no novo filme há só uma breve menção à função jornalista do super-herói.

LEIA O TEXTO COMPLETO DE MAURÍCIO KANNO, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: