quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Arquivo lança exposição virtual ‘Charge, Caricatura e Política – 1930 a 1937


Dividida em cinco ambientes, exposição aborda diferentes gêneros dos chamados desenhos de humor

Trabalhar diferentes temas do currículo escolar de forma conjunta e multidisciplinar. É com esse objetivo que o Arquivo Público do Estado de São Paulo, através do Núcleo de Ação Educativa, lança no próximo dia 18, a exposição virtual 'Charge, Caricatura e Política - 1930 a 1937'. Foram cerca de quatro meses de pesquisas para a finalização da exposição que ficará disponível permanentemente no endereço http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/acao_exposicoes.php.

Dividida em cinco ambientes, a exposição aborda os diferentes gêneros dos chamados desenhos de humor, alguns artistas e meios de comunicação da época e, ao mesmo tempo, faz um panorama da história política e de questões sociais do período. "Resolvemos abordar os anos de 1930 a 1937, já que neste período, que antecede o Estado Novo,encontramos várias críticas bem humoradas sobre os personagens e situações do cenário político da época. Pensando na questão pedagógica, esta exposição está focada para os ensinos Fundamental II e Médio", reforça a coordenadora executiva da exposição, Vânia Nelize Ventura, integrante do Núcleo de Ação Educativa.

Os visitantes virtuais poderão ter contato com o material de dois jornais em circulação no período: 'A Platéa' e 'Folha da Noite'. Trata-se de charges, caricaturas e tiras que retratam com muito humor as questões políticas da época.

Os periódicos citados fazem parte da hemeroteca do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que possui uma coleção com 1.369 títulos de jornais e 1.195 títulos de revistas, além de mais de 4.966 títulos de jornais e 1.152 títulos de revistas do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, também sob sua guarda.

As charges, caricaturas e tiras são materiais que propiciam a mobilização de competências e habilidades como a observação, a análise, a interpretação, entre outras, já que em sua linguagem se esconde uma multiplicidade de informações e intenções. Além disso, estão associadas a um contexto histórico, social e político, proporcionando condições para o estímulo e a prática do senso crítico. "A charge é um tipo de documento cuja linguagem permanece atual, pois sempre se renova; é um recurso lúdico que consegue concentrar várias informações de forma sucinta e moderna", finaliza Vânia.


Retirado do site do Arquivo Público de São Paulo

Nenhum comentário: