terça-feira, 19 de novembro de 2013

Após duas décadas, legião de fãs retrata fama de Calvin & Haroldo ao redor do globo em documentário


Subversivo e anarquista, esta é a definição para uma das histórias em quadrinhos mais disseminada pelo mundo, e que conta as desventuras de um garoto e seu tigre de pelúcia. Já são quase duas décadas desde que o criador Bill Watterson decidiu encerrar a série de Calvin & Haroldo, em 1995. Nos idos dos anos 80 e 90, Calvin e Haroldo povoaram a imaginação das crianças, com deliciosas expedições, com questionamentos por vezes profundos sobre a vida, mas, sua principal função foi incitar sonhadores. Para homenagear a história do cartunista, o diretor Joel Schroeder lançou neste mês nos Estados Unidos, o documentário “Querido Sr. Watterson: Uma expedição sobre Calvin & Haroldo”. 

O documentário visa captar o impacto na história dos quadrinhos de Calvin e seu tigre. “Calvin e Haroldo dominaram as tiras de domingo em centenas de jornais por mais de 10 anos, tendo um profundo efeito em milhões de leitores ao redor do globo. Quando o criador, Bill Watterson retirou o quadrinho em 1995, leitores devotos sentiram a falta da voz de Calvin e Haroldo”, diz introdução sobre o documentário.

É justamente nestes leitores que inspirados por uma vida com Calvin e Haroldo que o documentário “Querido Sr. Watterson” irá trazer para as telonas. O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil. 

A narrativa confessa uma profunda admiração pelo criador dos quadrinhos. “Uma verdadeira carta de amor à Watterson”, disse a crítica americana. O diretor garante que a intenção do filme não é ir atrás do cartunista, mas trazer a tona uma legião de fãs que foram influenciados pelas aventuras de Calvin e Haroldo. O documentário também aborda a aversão de Watterson pela ‘propaganda’, que não comercializou a imagem dos seus personagens. 


Continue lendo, clicando aqui!

Nenhum comentário: