O Programa Apple Distinguished Educators é parte de uma comunidade global de líderes educadores reconhecidos por utilizar a tecnologia Apple de forma inovadora, dentro e fora da sala de aula. O objetivo do programa é reconhecer projetos inovadores que estejam contribuindo para a transformação significativa do processo de ensino e aprendizagem, a partir do uso da tecnologia Apple.
Por meio da junção de dois projetos, o Projeto HqE – Histórias em Quadrinhos na Escola e a utilização dos iPads em sala de aula, foi possível desenvolver o Projeto HqE – Gramática, Quadrinhos e Tecnologia. O primeiro Projeto foi concebido durante a pesquisa de iniciação científica de Márcio Garcia, estagiário de Pedagogia da PUCPR e idealizador do Projeto HqE, no curso de Pedagogia, e a parte prática surgiu após algumas aulas de substituições no TECPUC, onde ele pôde verificar a dificuldade dos alunos em realizar algumas atividades de interpretação de texto e de tiras de jornal.
Quanto ao uso dos iPads, difundido pela professora de Português, Carla Viccini, a escolha foi feita para dinamizar o trabalho proposto aos alunos — criar tiras ou histórias em quadrinhos sobre verbos. Primeiramente, eles usaram os iPads para pesquisar sobre o tema, consultar a conjugação verbal e para assistir vídeos com dicas de quadrinistas profissionais.
Depois, os alunos que não se sentiram seguros para desenhar, ou que queriam usar outras alternativas, puderam produzir seus trabalhos com aplicativos, usando fotos e desenhos. Essa ideia surgiu para dinamizar as aulas, torná-las mais interessantes, animar os alunos e, principalmente, para que eles aliassem a teoria com a prática, aproximando-se de situações reais de uso da língua da portuguesa. Para Márcio, “trabalhar uma atividade diferenciada (HQs e iPads) fez com que os alunos se tornassem protagonistas das atividades, já que todo o trabalho foi deles, desde a pesquisa até a produção das tiras dos quadrinhos, em conjunto com a pró-atividade e o trabalho em equipe”.
Após a utilização dos iPads nas salas de aulas, assim como as atividades de desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os alunos puderam demonstrar criatividade, irreverência e cooperação com outros colegas. “A conquista nessa primeira fase nos surpreendeu muito. É realmente muito importante, pois além de indicar que estamos no caminho certo, aliando tecnologia e educação, nos motiva a criar e pesquisar novas alternativas para a sala de aula”, completa Carla.
Retirado do GRUPO MARISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário