Tendo como personagem principal um trem, o livro “TEM TREM NA LINHA”, de Rita Nasser,
mostra diversas paisagens (naturais, rurais e urbanas) e como a
passagem do veículo modifica a vida das pessoas. Ao longo da narrativa,a
passagem do tempo (das horas e das estações do ano) também é bem
representada.
Da janela do vagão dá para ouvir muitos sons e ver muitas cores e
formas: a tempestade barulhenta, os passarinhos cantando, os campos
verdes, o céu azul (ou cinza de chuva!), as nuvens branquinhas…
O livro traz muitas onomatopeias. Esse é um recurso típico de
histórias em quadrinhos. Para os professores, as sugestões são levar
para a sala de aula alguns quadrinhos e mostrar como as onomatopeias
aparecem; estimular os alunos a criarem suas próprias histórias, usando
esses recursos; pedir que os alunos façam silêncio absoluto por alguns
minutos e prestem atenção nos sons ao redor; peça que anotem os sons que
estão escutando. Você pode também solicitar que eles fechem os olhos e
tentem adivinhar o que você está fazendo para provocar um som. Você pode
usar apitos, amassar papel celofane, bater dois cocos um no outro… o
que parece ser?
“TEM TREM NA LINHA”, de Rita Nasser, com ilustrações de Carla Pilla. Editora Mundo Mirim, 32 páginas, R$ 29,90.
Publicado no Blog do Aldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário