quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Igreja produz HQ contra pedofilia

A pedofilia é um tema que tem alarmado a comunidade religiosa cristã, especialmente a católica, principalmente porque os padres são alguns dos principais vilões. A igreja católica romana de Nova York está tentando, através de um livro para colorir, alertar as crianças para o perigo de abusos sexuais.

A cartilha "Sermos amigos, estarmos a salvo, sermos católicos" foi distribuída em cerca de 700 escolas de Nova York como parte do Programa de Ambiente Seguro, declarou um porta-voz da arquidiocese da cidade. Uma imagem do livro mostra um anjo da guarda voando sobre um coroinha, acompanhado pelo olhar de um padre fundo da sala. Entre outras coisas, o livro aconselha a criança a não ficar sozinha com adultos em lugares fechados e aborda a questão a pedofilia via Internet.


David Clohessy, diretor da Rede dos sobreviventes abusados por padres, elogiou a iniciativa, mas disse que não vai longe o suficiente.

No Japão, a pedofilia aparece principalmente nos mangás hentais. Existem tipos de mangás que chegam a mostrar o ato sexual com garotas identificadas como menores de 18 anos. Uma pesquisa feita em 2006 revela que dos mangás hentais analisados, cerca de 30% continham pedofilia, sendo que o anime ficou com 16% e jogo 12%.

No Brasil este tema já foi abordado nos quadrinhos. O artista Nestablo Ramos Neto, fez uma campanha contra a pedofilia nos quadrinhos. Ele alerta sobre o aumento do número de cenas de pedofilia em produções nacionais e convida desenhistas e criadores de personagens a passarem para frente uma mensagem anti-pedófila. O quadrinista paraibano Emir Ribeiro, criador da heroína Velga, também participou da campanha.

Nenhum comentário: