terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Os quadrinhos no carnaval, o carnaval nos quadrinhos

Os quadrinhos estão presente na maior festa popular brasileira, o carnaval, assim como o carnaval é um tema constante nos quadrinhos nacionais. Seja através de enredos de escolas de samba, fantasias ou mesmo através de histórias escritas e desenhadas com muito humor esta combinação mostrou que dá certo e está sempre sendo reeditada.
Histórias em Quadrinhos com temas de carnavalescos


Maurício de Sousa não poderia deixar o carnaval de fora e, em várias aventuras da Turma da Mônica este tema esteve presente. Na coleção “Você Sabia?”, O Espírito do Carnaval mostra à Dona Morte como surgiu o Carnaval, começando na antiguidade e chegando no Carnaval brasileiro. A aventura conta com a participação da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, além de vários outros personagens .

Há também outras histórias, divertidíssimas, disponível on line, como “Aconteceu no Carnaval” e “Qual é sua fantasia?”

Ziraldo e o Menino Maluquinho também embarcaram na história dos carnavais, através do Portal o Portal Educacional, que preparou material especial para discutir este tema em sala de aula, contando detalhes da festa. Vale a pena conferir, clicando aqui

Outro personagem dos quadrinhos que está diretamente ligado ao samba e, por assim dizer, ao carnaval é o papagaio Zé Carioca. Criado no início da década de 1940, fez um grande sucesso nas telas dos cinemas e também nos quadrinhos. Um personagem da Disney, autenticamente brasileiro e guia do Pato Donald pelas ruas do Rio de Janeiro, onde ele lhe apresenta o carnaval carioca, e depois pelas ladeiras da Bahia dos dois filmes que protagonizou ao lado do pato mais famoso da Disney: "Alô Amigos" e "Você já Foi à Bahia?". De lá pra cá o papagaio caiu nas graças do público brasileiro e, na década de 1960, passou a ter sua própria revista. O Universo HQ tem um excelente artigo sobre Zé Carioca, para quem quiser conhecer e trabalhar melhor o personagem. Clique aqui e confira!


Quadrinhos na avenida: enredos e escolas de samba


Os quadrinhos não fazem apenas referência ao samba ou ao carnaval, eles também já foram usadaods como tal, por carnavalescos e fuliões de todos o Brasil. Nas matinês dos clubes é muito comum ver meninos e meninas fantasiados como seus super-heróis preferidos.



Quem já não ouviu falar da famosa escola de samba GRCES X-9 Paulistana? A expressão X-9 também não é estranha para muitos – geralmente é usada para nomear um delator. Pois bem, o que poucos sabem é que a X-9 Paulistana tem este nome por causa de uma revista em quadrinhos de um detetive, que se chamava X-9. Secret Agent X-9 é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Dashiell Hammett e pelo desenhista Alex Raymond. X-9 era um agente sem nome.


Para além da festa da gurizada, os quadrinhos também foram temas de escolas de samba, que em alguns casos homenageiam seus criadores.

Em 1997 a Acadêmicos da Rocinha entrou na Sapucaí com o tema "A Viagem Encantada do Zé Carioca à Disney", representando a viagem do famoso personagem brasileiro criado por Walt Disney na década de 1940, à Walt Disney World Resort, em homenagem ao seu vigésimo-quinto aniversário.

Dez anos depois, no carnaval de de 2007, a Unidos do Peruche homenageou o criador da Turma da Mônica, com o tema Com Mauricio de Sousa, a Unidos do Peruche abre-alas, abre-livros, abre-mentes e faz sonhar. Quando a Unidos Peruche decidiu levar a Turma da Mônica e seu criador para a avenida, acabou motivando um importante trabalho educativo.



Alunos 1ª a 8ª séries - inclusive as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - da Emef Comandante Garcia D'Ávila, fizeram um admirável trabalho com o uso pedagógico dos gibis da Turma da Mônica desde a alfabetização até as mais diversas disciplinas do Ensino Fundamental - como artes, informática e leitura. O enredo de carnaval deu início a um debate muito sério sobre o uso pedagógico das histórias em quadrinhos do Maurício de Sousa, que tratam de temas como inclusão e diversidade. Professores visitaram os barracões da escola de samba e se envolveram no trabalho, ressaltando a importância da escola do tema para toda a comunidade.[1]

[1] http://www.brasilquele.com.br/texto_ler.php?id=36&page=6

2 comentários:

Maurício Kanno disse...

adorei o vídeo e a sua panorâmica do carnaval nos quadrinhos, natania!!!

agora, acho que me falta muito desse espírito "brasileiro" pintado por Disney e Zé Carioca, cheio de samba, festa e natureza... minha rotina é só computador e cidade cheia de trânsito... devo dizer que invejei este imaginário, rsrs

ao menos por um tempo tentei praticar capoeira, eheh, foi muito bom! mas gostaria de mais contato com a natureza!

Natania A S Nogueira disse...

Acho que é o mal de quem tem que trabalhar em escritórios, ou no meu caso nas salas de aula. Mas eu ainda resisto e morar em cidade pequena ajuda.
Valeu a força!
:-)