Uma cartilha de história em quadrinhos, que traz referências étnicas sobre pontos turísticos e história da Capital mato-grossense para o público infantil, será lançada na quinta-feira (29-05) durante a 1ª Conferência Municipal “Cuiabá abraça a África”, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A cartilha “Conhecendo Cuiabá” foi escrita e organizada pela vice-prefeita, Jacy Proença.
A cartilha traz uma história em quadrinhos ilustrada com referências indígenas e negras, além de valorizar a cultura oral cuiabana. O material está escrito em português e espanhol. A abordagem prioriza a versão étnica para atender à proposta de trabalho da Vice-Prefeitura, que é voltada à defesa da igualdade de gênero e de raça. Após o lançamento, cópias serão distribuídas aos alunos de escolas públicas municipais. Leia a notícia completa clicando aqui
A Editora Conrad, por sua vez, está lançando uma HQ nacional que fala sobre um episódio muito importante da nossa história: a Revolta da Chibata. No dia 22 de novembro de 1910, os marinheiros do Encouraçado Minas Gerais, em protesto, tomaram o navio. Logo a insurreição (que ganhou mais tarde o nome de Revolta da Chibata) foi aderida pela tripulação do Encouraçado São Paulo e de outros navios.
Chibata!, escrito por Olinto Gadelha e desenhada por Hemeterio, se insere nesse contexto ao retratar em quadrinhos os principais acontecimentos da Revolta da Chibata, inclusive aqueles que a Marinha preferia ver apagados, e recuperar a vida do Almirante Negro, um rebelde brasileiro que ousou se levantar cabeça contra a servidão e pagou caro por isso.
Só recentemente o nome de João Cândido começou a ser relembrado, graças à liberação de seus arquivos pela Marinha, à inscrição de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria e à anistia post-mortem concedida a ele em 2008, 98 anos depois da rebelião que fez tremer o governo recém-eleito do marechal Hermes da Fonseca.
Leia mais sobre a HQ e saiba como adquiri-la clicando aqui
2 comentários:
Ótimas sugestões. Às vezes meus alunos pedem sugestões de HQs históricas e eu realmente não sei sugerir muita coisa que tenha sido produzida aqui no Brasil.
Torço apra que ano que vem seu blog possa estar no HQ MIX. Esse aqui, com certeza merece.
Se me indicassem eu ia ter um infato, hehehehehehe
Quem sabe ano que vem?
:-)
Postar um comentário