sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Turma da Mônica conta a História das HQs

Um bom material volta às bancas: A Turma da Mônica explica o que são histórias em quadrinhos na nova edição da revista Saiba Mais! Turma da Mônica. A revista é a reedição da série publicada pela Editora Globo “Você Sabia?”. Eu particularmente gosto muito desta série, porque ela aborda temas que podem ser usados em várias áreas. No meu caso, eu gosto de utilizar nas minhas aulas de história, enriquecendo textos que monto para meus alunos (tenho cerca de 10 revistas desta série, que falam de episódios importantes da história do Brasil, como a Descoberta, a Independência, a abolição da escravidão, a Proclamação da República, etc.).

Em uma aventura completa e um caderno de passatempos e curiosidades, as criações de Mauricio de Sousa (e ele próprio) narram a trajetória da nona arte, desde seus primórdios até a atualidade, mostrando os principais estilos, autores e personagens que marcaram as HQs no Brasil e no mundo.

Nesta revista, em especial, temos Maurício de Sousa contanto a história das Histórias em Quadrinhos, das primeiras a surgirem até as atuais, homenageando os personagens e seus criadores. Segundo resenha feita no Universo HQ, por ocasião da primeira edição da revista, em 2003.

Pelas páginas da revista são mostrados, em ordem cronológica, os mais variados cartuns e gêneros de HQs. Com desenhos da própria equipe dos Estúdios Mauricio de Sousa, além de reproduções dos autores originais, desfilam neste gibi Groo, Mickey, Sacarrolha, Superman, Batman, Reco-Reco, Bolão, Azeitona e tantos outros menos ou mais famosos, antigos ou atuais. As HQs brasileiras de terror também não foram esquecidas, e ganharam uma página inteira de destaque.”[1]


Eu, particularmente acho a iniciativa de uma revista deste tipo genial, pois além de informar os jovens leitores sobre aquilo que estão lendo – as HQs – dão aos quadrinhos um status maior, mostrando sua trajetória, levando ao conhecimento dos mais jovens personagens, artistas e autores, de forma geral, que foram importantes para a construção da história deste produto de cultura de massa que faz parte do nosso cotidiano há mais de cem anos.


Nenhum comentário: