quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sugestão de trabalho para o ínício do ano


Eu tenho tentado acompanhar alguns blogs de colegas professores, conferindo as novidades e anotando as sugestões. Gostei muito das últimas duas postagens do Blog Pensamentos em Ação, da professora Aline Dias. Um das ideias que ela lança é sobre o trabalho com nomes, que pode ser usado no início das aulas, especialmente com professores do Fundamental I.

Outra sugestão que ela passa é com o trabalho com calendário. Ela dá a dica do calendário da turma da Mônica. Muito indicado para o Fundamental I, mas eu cá imagino que ele possa ser bem utilizado no Fundamental II, no sexto ano, onde sempre trabalhamos com o conceito de tempo cronológico e com contagem do tempo. Seria legal usar o calendário, também, para fazer trabalhos com datas comemorativas.

Imaginei o seguinte:
- fazer um calendário mensal, com datas comemorativas marcadas (o professor seleciona aquelas que pretende trabalhar);
- numa primeira fase, à proximidade de casa data, o professor trabalharia o tema na sala de aula, indipendente do conteúdo que esteja dando naquele momento;
- Em um segundo momento, os alunos terial como atividade procurar informações sobre o tema relacionado àquela data e montatem paineis, eleborarem catazes e/ou produzirem textos.

Acho que seria uma atividade legal e que pode ser realizada com muita criatividade. Seria interessante se o professor criasse um calendário personalizado, a apartir de um calendário comum. Pensando nisto, coloquei uma imagem com o calendário de 2009, para servir de base.Estou pensando em fazer calendários mensais compersonagens de quadrinhos que temos na gibiteca, como Pato Donald, Recruta Zero, Fantasma, Calvin, Asterix, etc, e em casa calendário colocar uma breve biografia do personagem, como forma de estimular a leitura dos quadrinhos a partir da curiosidade dos alunos.

E falando em Turma da Mônica, no site oficial tem papel de parede em forma de calendário. Para conferir é só clicar aqui

Visite o blog da prof Aline clicando aqui

3 comentários:

Mariana disse...

ótima idéia. Gostei demais , realmente vai incentivar a leitura e ilustrar cd mês de forma diferente e criativa.




s


mar

Maria disse...

Oi, Natania!

Ótimas idéias que vc postou.Gostei muito e vou passar para outras colegas tb. Incentiva a leitura e tb a escrita.
Bjs
Maria do Carmo

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, meninas!
Se experimentarem minha sugestão, me contem depois para a gente comparar as experiências!
:-)