segunda-feira, 25 de junho de 2007

Informática, quadrinhos e educação


Entrei recentemente para o grupo Blogs Educativos, e nos poucos dias em que estive participando do grupo pude perceber como há gente boa trabalhando pela educação no Brasil e sempre com idéias muito legais. Um dos trabalho que me chamaram a atenção foi o do uso da informática na educação.
Entre as pessoas que estão levantando esta bandeira estão Vanessa dos Santos Nogueira , com seu blog Informática na Educação (http://ciberespaconaescola.blogspot.com/) e o blog de Andréa de Carli (http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com/), também com o mesmo nome. Estas duas educadoras estão inovando no uso da informática e elas, também, estão trabalhando com quadrinhos. Inclusive, foi através do blog destas duas educadoras/pesquisadoras, que eu pude conhecer uma ferramenta para construção de quadrinhos digitais, o programa AGÁQUÊ.

Este programa pode ser adquirido gratuitamente através do link http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/. Além de disponibilizar o programa para download o site ainda oferece diversos textos (trabalhos científicos e experiências) abordando o uso das webcomics Embora a realidade brasileira não nos permita ter acesso a um bom laboratório de informática, creio que conhecer e ter este programa pode ser muito útil até mesmo para elaboração de aulas e atividades com quadrinhos.

Façam uma visita aos blogs, informem-se e tentem algo diferente. É o que eu pretendo fazer. A idéia de uma oficina de quadrinhos digital pode ser uma das próximas realizações da Gibiteca. Além disto, os dois blogs tratam de temas como informática na educação infantil e muitos outros assunto.

2 comentários:

Andréa De Carli disse...

Que legal pessoal poder ter contribuido com vocês, agora com a Pós estou conseguindo colocar mais informações no blog, sempre que puderem deem uma passadinha por lá, sempre estou atualizando com dicas novas, mas nao deixem de comentar, é sempre bom um comentário, anima a continuar pesquisando e trocando informações. Abraços Andréa

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada pela mensagem, Andréa.
Pretendo continuar visitando seu blog e o de outros colegas dos blogs educativos. Estou aprendendo muito e espero poder estar compartilhando com outras pessoas este aprendizado.
:-)