Já estamos tendo os primeiros resultados positivos com projetos desenvolvidos junto a Gibiteca Escolar. A professora de língua portuguesa, Mary Ângela Carraro Dibo (foto ao lado), mediante aos péssimos resultados com alunos da 6ª série, nas primeiras avaliações do bimestre (muitos erros de ortografia, interpretação, etc) resolveu fazer uma experiência: uma vez por semana estes alunos frequentam a biblioteca e a gibiteca, divididos em dois grupos que se alternam. Lá os alunos fazem uma aula de leitura livre. A experiência já tem três semanas e os resultados estão claramente visíveis. Além dos alunos terem melhorado seu desempenho nas aulas e nas avaliações até a disciplina da turma - que tem dado muitos problemas desde o início do ano - está aos poucos melhorando.
A professora destaca que os alunos preferem as aulas na gibiteca pelo ambiente agradável e despojado, diferente da biblioteca, onde eles ficam sentados em cadeiras e mesas. Na Gibiteca o grupo de alunos se espelha pelas almofadas e pelo tapete, ficando a vontade para fazer a leitura. A professora observa que na biblioteca os alunos folheiam livros e muitas vezes não os lêem. Já na gibiteca a atenção com a leitura é bem maior. Ela assinala que o apelo visual das hqs é um fator importante, pois o desenho prende a atenção e mesmo que o aluno "pule" algumas falas ele consegue entender a história graças à leitura das imagens. O interesse deles pela leitura está levando-os , também, a ter novas perspectivas e arriscar novas experiências de ensino. Na oficina de quadrinhos que foi realizada na quinta (21/06) cerca de metade dos alunos presentes eram desta turma. Meninos e meninas que normalmente não se sentem muito motivados a frequentarem a escola vieram fora do seu turno de aula e fizeram 3 horas de oficina de quadrinhos. Uma grande vitória para o projeto, para a escola e, principalmente, para a professora, que está apostando na leitura para formar estudantes mais interessados e cidadãos mais informados.
A professora nos disse que já trabalhava com quadrinhos em suas aulas, na forma de atividades. Ela mostrou um delas: usando tirinhas do Almanaque do Snoopy (personagem de Charles Schulz) ela propõe exercícios que misturam deste questões gramaticais (identificar locuções verbais, vocativos e onomatopéias) até interpretação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário