
A professora destaca que os alunos preferem as aulas na gibiteca pelo ambiente agradável e despojado, diferente da biblioteca, onde eles ficam sentados em cadeiras e mesas. Na Gibiteca o grupo de alunos se espelha pelas almofadas e pelo tapete, ficando a vontade para fazer a leitura. A professora observa que na biblioteca os alunos folheiam livros e muitas vezes não os lêem. Já na gibiteca a atenção com a leitura é bem maior. Ela assinala que o apelo visual das hqs é um fator importante, pois o desenho prende a atenção e mesmo que o aluno "pule" algumas falas ele consegue entender a história graças à leitura das imagens. O interesse deles pela leitura está levando-os , também, a ter novas perspectivas e arriscar novas experiências de ensino. Na oficina de quadrinhos que foi realizada na quinta (21/06) cerca de metade dos alunos presentes eram desta turma. Meninos e meninas que normalmente não se sentem muito motivados a frequentarem a escola vieram fora do seu turno de aula e fizeram 3 horas de oficina de quadrinhos. Uma grande vitória para o projeto, para a escola e, principalmente, para a professora, que está apostando na leitura para formar estudantes mais interessados e cidadãos mais informados.
A professora nos disse que já trabalhava com quadrinhos em suas aulas, na forma de atividades. Ela mostrou um delas: usando tirinhas do Almanaque do Snoopy (personagem de Charles Schulz) ela propõe exercícios que misturam deste questões gramaticais (identificar locuções verbais, vocativos e onomatopéias) até interpretação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário