quarta-feira, 6 de junho de 2007

Hq conta história dos índios brasileiros

Achei esta notícia hoje, lendo o Blog dos Quadrinhos. Será lançado, em breve, um álbum ricamente ilustrado, que conta a história dos índios brasileiros em hq, da colonização até os nossos dias. Nele irão estar presentes cerca de doze tribos brasileiras, entre elas as dos kayapó, dos xavante e dos kreen-akarore.


O autor é Sergio Macedo, desenhista brasileiro. Ele saiu do Brasil em 1974, indo morar na França. Na Europa, se tornou um bem-sucedido e reconhecido desenhista de álbuns europeus (bande dessinée), tendo publicado quinze álbuns, até o momento. Para quem não sabe os álbuns europeus são publicados anualmente e, em muitos casos, chegam a demorar mais de seis meses para serem concluídos. Agora, aos 56 anos Sérgio Macedo realiza um antigo sonho, ao finalizar seu projeto sobre o índios brasileiros.

Para isto ele aproveitou a experiência de ter morado por dois meses no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, em 1987, quando começou a produzir o álbum.

Segundo o Blog dos Quadrinhos, Sergio é um apaixonado por índios e este trabalho representa a realização de um sonho de muitos anos. Parte da história foi elaborada com base em relatos orais, através dos quais o autor obteve um rico material para compor sua narrativa. No Blog dos Quadrinhos ele resume sua obra da seguinte forma:

"[Vai] ser estritamente cronológico. Não tem nada de ficção. É didático, pedagógico, como um documentário, com começo e fim."

Vamos aguardar ansiosos a publicação. É mais um bom material para professores e uma firma original de se homenagear os índios brasileiros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia. Gostaria que vocês, e por certo vão fazer isto, anunciassem tão logo o mestre Sérgio Macedo fechar com alguma editora para o lançamento de "indios do Brasil HQ". Acabei de adquirir a obra "Xingu" dele mesmo, e achei uma maravilha. Comprei pela Internet para não correr o risco de ficar sem a obra. Sou de Curitiba. Parabéns pelo Blogger.
Yadotan

Natania A S Nogueira disse...

Olá!
Creio que a HQ que vc adquiriu é a mesma que foi anunciada em junho, só que na época não tinha ainda um título. O autor esteve na FIQ, autografando o álbum.