domingo, 3 de junho de 2007

Duas Hqs que falam da nossa história

O site Nona Arte disponibiliza muitas hqs para download e é também um espaço de referência para jovens talentos. Recentemente André Diniz, um dos fundadores lançou duas novas hqs. As duas com temáticas ligadas à história. A primeira, ocorre no período da chegada de Dom João aos Brasil e destaca o episódio do "Ponha-se na rua", quando os moradores da cidade do Rio de Janeiro são obrigados a entregar suas casas à corte portuguesa. A segunda narra a história de um personagem quase folclórico da nossa história. Chico Rei, que de escravo torna-se um homem livre e rico, nas Minas Gerais oitocentistas. Segue abaixo um resumo de cada obra, retirado do blog da Nona Arte.

Ponha-se na Rua – Com desenhos de Tibúrcio. A divertida história de João Fernandes, um brasileiro dos tempos do Brasil Colônia que corre o risco de perder sua casa com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808. De uma forma criativa, João Fernandes tenta dar a volta por cima, e ainda prepara um troco para o pretenso novo morador, que quer expulsá-lo de lá o quanto antes.Como cenário, um dos nossos mais importantes momentos históricos: a vinda da Família Real de Portugal para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão. Para abrigar todos os membros da Coroa e da elite portuguesa que vieram para a Colônia - cerca de quinze mil pessoas! - as melhores casas foram desapropriadas. Estas eram marcadas com as letras PR pintadas na porta - sigla de "Príncipe Regente", que o povo logo reinterpretou como "Ponha-se na Rua".Após dois séculos destes acontecimentos, este livro faz o leitor voltar no tempo e reviver, nas páginas das histórias em quadrinhos, este momento tão curioso e decisivo na História do Brasil.


Chico Rei – Com desenhos de André Diniz.Pelas páginas das histórias em quadrinhos, Chico Rei revela ao leitor a história de Galanga, o rei do Congo que foi capturado para servir de escravo no Brasil Colônia. De um reles cativo, Galanga - agora conhecido como Chico Rei - voltou a reinar nos corações dos escravos de Vila Rica, ao tornar-se dono de uma mina de ouro e usar todo o dinheiro conseguido com esta para comprar a liberdade de outros escravos.Ao contrário da maior parte dos eventos que entram para a história, onde perpetuam-se tiranos, injustiças e massacres, Chico Rei traz um belíssimo capítulo da história do Brasil e resgata um personagem do qual todos nós deveríamos nos orgulhar. Um personagem que é, antes de tudo, uma lição de vida a ser aprendida ainda hoje, mais de dos séculos depois.Chico Rei é o tipo de rebelde poucas vezes visto na história da humanidade: sua rebelião foi feita com amor, e não com armas.Os livros têm 24 páginas e formato 14,8 X 21 cm.

Fonte: http://blognonaarte.blogspot.com/2007/05/dois-lanamentos-de-andr-diniz.html

Nenhum comentário: