sábado, 18 de agosto de 2007

Festa do Folclore e acervo da Gibiteca

Ontem foi realizada a Festa do Folclore da escola. Um grande sucesso, sem exageros. As famílias da comunidade apareceram em peso e ficaram presentes até o final, assistindo a apresentações de grupos folclóricos locais, como o Assum Preto e o meninos e meninas que participam do projeto Sons da Mata, que apresentaram danças folclóricas do Sul e de Minas Gerais. Tudo muito bonito e muito bem organizado. As crianças fizeram a festa, com as apresentações dos alunos do ensino infantil, de cantigas de roda teatralizadas e de pequenos números de dança, inclusive com a participação do Bumba-meu-boi.

Entre as barraquinhas de doces e salgados da escola, a Gibiteca contou um cantinho. Eu, a professora Sheyla e alguns alunos muito prestativos conseguimos vender saquinhos de guloseimas na festa, confeccionados a partir de doações gentilmente feitas por comerciantes e membros da comunidade. Com o dinheiro arrecadado já compramos vários números de uma série de mangá que estava incompleta e ainda recebemos a notícia de que poderemos completar outra, graças à boa arrecadação que a escola teve com a festa.

A nossa Gibiteca foi montada e sobrevive a partir de doações. No entanto, nem sempre recebemos séries completas. Alguns alunos se tornaram fãs de personagens e, como é normal, querem saber como as histórias vão acabar. Pensando nisto, vamos começar a partir deste mês a realizar pequenas promoções com a finalidade de tentar completar estas coleções, especialmente as de mangás. Os mangás estão tendo uma grande aceitação entre os alunos, principalmente os shoujos. As séries que têm sido mais lidas são Video Girl AI e Sakura Card Captors.

Ainda melhor do que ter conseguido recursos foi peceber o entusiasmo dos alunos que nos ajudaram, abrindo mão de estar entre os colegas na festa para vender as guloseimas. Creio que isto mostra que a Gibiteca está se tornando algo importante para a escola e os alunos.

Enfim, não podemos de deixar de registrar nossos agradecimentos às lojas Dose pra Cachorro, Evandro Jóias, a locadora Planet DVD, ao restaurante Cheiro Verde, ao bar e lanchonete Vitaminas do Brasil, ao escritório de contabilidade Contag e à professora Maysa Fajardo, do Cefet que nos patrocinaram.

3 comentários:

walter stodieck disse...

Muito boa a iniciativa de vocês e melhor ainda ver que está surtindo resultados, mesmo que seja na área do mangá, hahahahaha :P

Beijão e continuem com estas iniciativas!

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Waltão! Mas sem preconceitos com o Mangá! Há gosto para tudo e se for uma leitura que possa servir para acrescentar alguma coisa, por menor que seja, vale a pena incentivar.
:-)

walter stodieck disse...

com certeza, huahuaha

é só uma brincadeira mesmo, eu particularmente não gosto de mangá, mas não tenho nada contra quem goste e ainda mais se ele está sendo útil no incentivo à leitura!

beijao!