quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Agatha Christie em quadrinhos

Uma notícia particularmente me deixou entusiasmada esta semana: A editora norte-americana HarperCollins vai lançar uma série de graphic novels baseadas npos livros de mistério de Agatha Christie. Todas as 83 obras literárias da Rainha do Crime serão adaptadas para os quadrinhos. Os primeiros 12 álbuns serão lançados agora em setembro e o restante em 2008. O lançamento coincide com o Agatha Christie Week, que ocorre de 9 a 15 de setembro, celebrando os 31 aos da morte da escritora.

Eu sou uma fã declarada dos livros de mistério de Agatha Christie. Devo ter lido quase todos durante a minha adolescência e acho difícil dizer quais são os melhores. Suas obras fora adaptadas para a televisão, o cinema, o teatro e para os quadrinhos. Bom, pelo menos uma, que eu li e que temos na Gibiteca: Assassinato no expresso do Oriente.

A idéia é atrair mais leitores jovens para a obra da destacada autora inglesa.Entre os títulos que serão publicados no próximo mês estão: "Assassinato no Expresso Oriente", "Morte na Mesopotâmia" e "Primeiros casos de Poirot". Durante a "Semana Agatha Christie", serão comemorados os 70 anos da publicação de "Morte no Nilo", com a projeção do filme baseado na obra, protagonizado por Maggie Smith.

Christie nasceu em 1890 nessa tranqüila cidade no sudoeste da Inglaterra e morreu em Londres, em 1976. Seu primeiro livro - com o personagem Hercule Poirot - foi publicado em 1920. A autora publicou 66 romances, 154 contos e 20 peças em uma carreira de 50 anos. Agatha Mary Clarisse Christie foi essencialmente uma escritora de romances de mistério mas chegou também a escrever livros românticos sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Seus livros venderam mais de um bilhão de exemplares em língua inglesa e outro um bilhão em mais de 45 idiomas. Sua obra de teatro "La Ratonera" (baseada em seu relato Three Blind Mice and Other Stories) tem o recorde de permanência em cartaz em Londres, com mais de 20 mil apresentações desde sua estréia no teatro "Ambassadors" no dia 15 de novembro de 1952 até hoje.

Christie publicou mais de oitenta romances e obras de teatro, principalmente sobre assassinatos misteriosos e com a presença de dois de seus personagens principais, Hercules Poirot e Miss Marple. Alguns de seus livros mais famosos foram "O misterioso caso de Styles" (1920), "Assassinato no campo de golfe" (1923), "Poirot Investiga" (1924), "O mistério do trem azul" (1928), "Os treze problemas" (1933), "Assassinato no Expresso Oriente" (1934), "Morte na Mesopotâmia" (1936), "Morte no Nilo" (1937) e "Primeiros casos de Poirot" (1974).

Segundo estimativas um bilhão de cópias de livros de Agatha Christie já foram vendidas em inglês. Apenas William Shakespeare já foi mais lido que a autora, segundo o Livro Guinness dos Recordes. Agatha, que morreu em 12 de janeiro de 1976, já teve sua obra traduzida para mais de 70 idiomas.

A adaptação do Assassinato no expresso do Oriente, em português, pode ser encontrada em boas livrarias e em lojas especializadas em quadrinhos. Pesquisando sobre o notícia eu me deparei com um site dedicado a esta escritora – em português - , criado por fãs e que me pareceu muito legal, a primeira vista. Para quem estiver interessado, o linlk é http://acbr.luky.com.br/index.php

4 comentários:

Valéria Fernandes disse...

Eu tenho dois livros em quadrinhos dela. Na verdade, são áudio books. ^_^

Natania A S Nogueira disse...

Sério, Valéria? Quais são? Eu só tinha encontrado um até hj, pelo menos em português.

Valéria Fernandes disse...

Não são em português, Ntania. :(

Natania A S Nogueira disse...

Que pena... :-(