terça-feira, 21 de agosto de 2007

Dedret em Quadrinhos

Estou sempre colhendo material que acho que seja interessante para meu trabalho com HQs e para posta no blog. Hoje, durante uma destas pesauisas encontrei uma notícia que vai agradar a muitas pessoas, acho. Um lançamento de HQ que pode ser usada no Ensino de História. Trata-se de uma HQ que retrata vinda de Debret ao Brasil, abordando o período em que o pintor francês morou no país e mostrava corte portuguesa, produzida pelo quadrinista Spacca, o mesmo que lançou "Santô e os Pais da Aviação", biografia de Santos-Dumont - aliás, nós temos Santô na Gibiteca, mas me faltou tempo para ler e resenhar a obra. A Hq foi lançada em dezembro de 2006, pela Companhia das Letras.

O título da HQ é "Debret em Viagem Histórica e Quadrinhesca ao Brasil". Jean-Baptiste Debret morou no Brasil, de 1816 a 1831. Veio com uma missão de artistas franceses, a convite de D. João VI, algum tempo depois da queda de Napoleão. Debret ilustrou cenas da corte portuguesa, reproduzindo em suas obras momentos marcantes da nossa história como a aclamação de D. João VI ao reinado, em 1818, a coroação de d. Pedro 1º, em 1822, e a renúncia deste em favor de seu filho, d. Pedro 2º, em 1831. De 1834 a 1839 ele publicou, em três volumes, "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", retratando o dia-a-dia brasileiro: paisagens, índios, escravos, condecorações e cenas da sociedade carioca.

“Aqui, Spacca nos mostra como a queda de Napoleão tornou a situação política dos que o apoiavam insustentável - o que acabou por motivar a aventura tropical de Debret -, além das intrigas e rixas da incipiente vida artística do Rio de Janeiro. Com prefácio, cronologia, bibliografia e galeria de obras, o livro é uma introdução ao tema da história da arte no Brasil, mas não pára por aí. O traço de Spacca conta, sem perder o humor, os atrasos de anos na criação da Academia de Belas Artes, a rivalidade com o grupo dos artistas portugueses e os ataques de ambas facções. Contada por um cartunista, a história de Debret no Brasil fecha um ciclo: através de seu discípulo predileto, Manuel de Araújo Porto Alegre, autor da primeira caricatura impressa no Brasil, Debret também é o mestre dos cartunistas brasileiros.”[1]

A HQ em si possui 18 páginas, tendo ainda os esboços feitos pelo quadrinista para preparar os personagens. A edição, também, traz prefácio assinado pela historiadora Elaine Dias, cronologia, bibliografia e galeria (grande parte reproduzida a partir das obras originais dos Museus Castro Maya). Não é uma biografia de Debret, mas mostra sua presença em eventos importantes da nossa história, durante os 15 anos que viveu no Brasil. Eu particularmente estou curiosa para ler e poder usar este material nas minhas aulas sobre Brasil Império. Quem é professor de História sabe como é difícil ter em mãos um material deste tipo, ainda mais um história relativamente curta, que pode ser lida e comentada durante uma aula.

Pesquisando mais sobre a HQ, eu encontrei uma resenha interessante no link http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=1490, de Afonso Rodrigues e encontrei, também, uma resnha feito por Matheus Moura e publicada no site Bigorna.net http://bigorna.net/index.php?secao=lancamentos&id=1184216451
Confiram!

[1] http://www.planetanews.com/produto/L/131387/debret-em-viagem-historica-e-quadrinhesca-ao-brasil-spacca.html

6 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Natania:
muita coincidência.Hoje separei um livro de Rugendas, prá poder trabalhar as imagens do Brasil e das Américas, preparando para um curso. Estava faltando Debret.
Vou encomendar meu livro amanhã, mesmo!!!!
Obrigada pela notícia.
Bjs

Natania A S Nogueira disse...

Que bom que fui útil!! Depois me diga como é a HQ, eu vou ver se a encontro na Bienal do Rio!
:-)

Lilian disse...

Olá Natania,
vou pedir para comprarem na bibloteca da nossa escola.
estou trabalhando com meus alunos 2o reinado, mas a gente sempre acaba fazendo referência ao 1o, não é?
tudo de bom,
Lilian

Natania A S Nogueira disse...

Oi Lilian, pelo que eu entendi, ele pega o período em que D. João é coroado até uma parte do primeiro reinado. Ademais, sempre há como fazer referência à construção do império, sua simbologia, etc

Matheus Moura disse...

Olá Natania,

Legal que gostou do Debret e também ter divulgado a resenha que fiz para o Bigorna.net. Aproveito aqui e lhe pergunto: o que achou do texto?

Tenha um bom dia,

Matheus

Natania A S Nogueira disse...

Oi Matheus! Eu gostei tanto da sua resenha que coloquei a hq na minha lista de compras para a Bienal. Acho que uma resenha tem que estimular seu leitor a ler a obra resenhada. Vc conseguiu isto. :-)
Tb quero ler Santô, planejo pegâ-lo na Gibiteca para o fim de semana.