sábado, 22 de setembro de 2007

Quadrinhos são disciplina em faculdade de jornalismo

Os quadrinhos não estão sendo usados apenas nas salas de aula das escolas de ensino fundamental e médio. As universidades também estão abrindo espaço para esta mídia, através de cursos específicos ou de disciplinas. A última novidade é a disciplina oferecida pelo curso de Jornalismo das Faculdades A LFA (www.alfa.br) este semestre para os alunos do 8º período: Tópicos Especiais de Jornalismo: Estudos de Histórias em Quadrinhos.

O objetivo do curso é preparar os futuros jornalistas para trabalharem com os quadrinhos como produto cultural e meio de comunicação em massa. A disciplina será ministrada pelo professor e jornalista Liberato Santos segundo ele:

“O desconhecimento sobre os quadrinhos era quase total, especialmente sobre quadrinhos brasileiros. Muitos dos alunos estranharam a disciplina no início, mas à medida em que foram aprendendo sobre formatos, gêneros, história e linguagem dos quadrinhos a sua inserção na mídia, especialmente nos jornais, foram pegando gosto pela coisa. É óbvio que alguns torcem o nariz, mas isso é natural”.

Os estudantes pesquisam, fazem entrevistas, produzem artigos, resenhas, elaboram roteiros e descobrem o amplo universo envolve o trabalho com quadrinhos.

A criação da disciplina foi resultado de uma luta insistente de Liberato Santos em abrir caminho para um estudo mais sério e aprofundado dos quadrinhos no curso de jornalismo. Uma vitória que agora o professor e um marco para a o Estado de Goiás: é a primeira vez que as HQs fazem parte de uma grade curricular de um curso de graduação, com carga horária de 72 horas.

Liberato ainda prentende promover outras atividades relacionadas à disciplina, para alunos de outros cursos e para o público externo. Mais informações sobre o curso ou sobre o trabalho desenvolvido por este educador podem ser obtidas pelo e-mail santos.liberato@gmail.com

Nenhum comentário: