Tivemos na Gibiteca Escolar Helena Fonseca uma maravilhosa oficina, oferecida para nossos alunos, sobre mangá e animê. A oficina fez parte das comemorações dos 15 anos da nossa gibiteca e é uma parceria com a ASPAS, a FIOCRUZ, por meio do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociencias e Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura e o Colégio Imaculada. O objetivo é levar paras os nossos alunos uma introdução às ciências por meio do lúdico, no caso, dos quadrinhos e animações japonesas. E eles adoram e aprendem muito.
A oficina tem o título "Mangá e Animação japonesa podem ensinar?", e utiliza mangá e animês para analisar narrativas e representações imagéticas no mangá e animação japonesa que abordam concepções sobre natureza, indivíduo, sociedade. Por meio dela os alunos aprenderam vários conceitos novos, analisaram e discutiram sobre seus animês e mangás preferidos e, acreditem ou não, ainda aprenderam algumas palavras em japonês.
A responsável pela oficina foi a pesquisadora Bruna Navarone Santos, Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O retorno foi muito positivo, tanto que nossos alunos e alunas estão ansiosos para terem outras oficinas. Este ano tivemos duas, uma de desenho, em agosto e agora uma de animê e mangá.
Tudo isso graças à parceria que temos com a ASPAS e com os órgãos e instituições de ensino municipais que sempre nos ajudam a promover atividades que trazem inovações para a educação. A oficina também foi realizada em outras escolas, e em todos foi muito elogiada.
Assista o vídeo e ouça o recadinho que ele nos deixa, depois da experiência de passar uma semana ministrando oficinas em escolas de Leopoldina.
2 comentários:
Ajudam muito.. aprendi várias coisas do Japão graças aos animes !
gostei da explicação.
bom... hoje alguns professores da nova geração são fãs de animes..
eles assistiam quando eram guris e adolescentes.
Postar um comentário