terça-feira, 20 de abril de 2021

O EGITO TAMBÉM ESTÁ NOS QUADRINHOS

As Histórias em Quadrinhos podem ser inspiradas em personagens e fatos reais, assim como pode ser ambientadas em lugares e tempo distintos. Os autores de quadrinhos não criam mundos imaginários usando apenas a sua imaginação. Eles procuram informações na História, consultam a Geografia, mergulham na Literatura, na Física, na Matemática e em muitas outras ciências para criarem seus mundo fictícios.

Algumas vezes eles usam os quadrinhos para contar a História de uma forma divertida e atrativa, tanto para crianças quanto para adultos. São quadrinhos didáticos utilizados pelos professores para ensinar  um pouco mais sobre o conteúdo que temos nos livros e apostilas escolares. 

Personagem constante da série Mitos Recriados em Quadrinhos da Editora Nemo, nestes quadrinhos o Professor Lobato nos conta a origem dos primeiros textos escritos. Estes quadrinhos são uma criação do roteirista Wellington Srbek e do desenhista Will.

Um tema que já esteve muito presente nas histórias em quadrinhos é o Egito Antigo, com seus faraós e rainhas, suas grandes pirâmides, suas múmias e o famoso rio Nilo. No Brasil, e em muitos outros países como os Estados Unidos, França e até no Japão, tivemos quadrinhos nos quais personagens famosos visitaram o Egito, seja no passado ou no tempo presente. 

Papyrus é uma série de quadrinhos belga, escrita e ilustrada por Lucien de Gieter. A história se passa no Egito Antigo. Foi publicado pela primeira vez em 1974 na revista Spirou, na forma de episódios. Uma série animada foi criada em 1998, com duas temporadas e exibida na TFOU TV na França e em Quebec na Radio-Canada. 

Sempre misterioso, com seus deuses, suas lendas e uma história com mais de 4000 anos, o Egito atrai a atenção de roteiristas e desenhistas de todo o mundo. Temos alguns personagens de quadrinhos famosos inspirados no Egito antigo como Papyrus e Kéos, cujas HQs são publicados na França e em muitos países europeus. 

Keos é um jovem nascido no milagre e nos tormentos do antigo Egito. Fiel companheiro do Faraó Mieptah, ele recebeu a proteção do deus Osíris na forma de um anel mágico que lhe dá um poder salvador para a humanidade.

Outros como Tintim e Asterix, cujas aventuras já foram traduzidas para o português, que viveram suas aventuras no mundo dos faraós. Crianças, jovens, adultos, faraós felás (nome dado aos servos egípcios), bárbaros e romanos, personagens diversos já percorram desertos e desvendaram mistérios de templos e pirâmides nas páginas de revistas em quadrinhos. 

César desafia Cleópatra a construir um palácio para ele em Alexandria em 3 meses, para mostrar que os egípcios não eram apenas escravos. Ela passa essa tarefa para o arquiteto Numerobis, que chama Asterix, Obelix e Panoramix para lhe ajudar. 

A Turma da Mônica, por exemplo, já esteve dentro das grandes pirâmides. Personagens da Disney, como Tio Patinhas, Pato Donald e seus sobrinhos embarcaram em aventuras pelo Egito Antigo em busca de tesouros dos faraós.

O Terceiro Nilo, é um HQ publicada pela primeira vez em 1999 na Itália. Pato Donald está trabalhando numa biblioteca e é pego de surpresa pelos seus sobrinhos, que estão procurando por um livro. No meio da bagunça, acabam encontrando um manuscrito de Jonathan Livingpato, que diz ter encontrado um Terceiro Nilo ao procurar pela nascente do rio, que chamou de Nilo Dourado por conta do ouro no local. Ao saber disso, o Patinhas se interessa e dá início à uma expedição! 

É sempre bom lembrar que o Egito localiza-se na África e que quando estamos falando de Egito, estamos falando de História da África, uma história sobre a qual ainda estudamos pouco e que esses quadrinhos podem nos ajudar a conhecer mais.

E aí? Gostou da postagem?

Deixe seu comentários (não esqueça de colocar o nome completo) e concorra ao sorteio do livro "Egito Antigo passo a passo".

O livro será sorteado sexta, 23 de abril, às 12:00 e o nome do ganhador ou ganhadora será divulgado em uma postagem especial neste dia.


18 comentários:

Unknown disse...

Muito legal

Unknown disse...

Muito bacana essas informações. Realmente os quadrinhos possuem uma potencialidade incrível de contar as histórias de um povo ou sociedade. Parabéns pelo excelente texto.

ROMARIO PIRES DE NOVAES

Antônio disse...

Quero um livro ein

Claudia Conte disse...

Muito bom Natania!! Com este tema só tinha visto o Tio Patinhas. Obrigada!!!
Claudia Conte

Unknown disse...

Os quadrinhos são formas de leitura interessantes pois com as ilustrações você pode ter mais ou menos uma noção de como era aliás de ser um entretenimento para crianças que podem aprender lendo!

Unknown disse...

Os quadrinhos são formas de leitura interessantes pois com as ilustrações você pode ter mais ou menos uma noção de como era aliás de ser um entretenimento para crianças que podem aprender lendo

Laudiane Aparecida

Unknown disse...

Muito incrivel❤❤❤

Unknown disse...

Os quadrinhos são exemplares,são formas de diversão e imaginação, mas os quadrinhos na minha opinião também são ótimos para o aprendizado, por exemplo neles aprendemos aula de português com o CEBOLINHA,aula de ciências com o CASCÃO,aula de box com a MÔNICA,e até temos uma nutricionista partícula que é nem mais nem menos que a MAGALI. As pessoas falam que a MAGALI come demais,eu concordo,mas é melhor ela comer demais frutas do que porcaria,por exemplo a MAGALI ela come bastante frutas,tanto que a fruta preferida dela é MELANCIA. Eu sei que o CEBOLINHA todo dia tem um "plano diabólico" pra derrota a MÔNICA,mas pensa bem,isso faz bem pra ele,já percebeu que se ele não consegue ter um plano pra derrota a MÔNICA a nossa alegria acabaria. Eu entendo que a MÔNICA gosta de bater nos moleques do bairro,mas ele sempre atrapalha a alegria dela de brincar com o sansão. Fiquei até cansada de falar tanto assim,mas valeu apena. Pelo menos contém um pouquinho sobre a TURMA DA MÔNICA.


ASS:Sabini aghata

Mozart disse...

Prof parabéns ficou legal����❤

Nome:Mozart da Silva Veloso Júnior

Unknown disse...

Interessante esse assunto😍ficou bem legal👏👏
Aluno: Gustavo Alexandre Andrade

Unknown disse...

A gibiteca pode ser apenas um espaço pequeno para uns , mas para muitos é um lugar onde se encontra velhos amigos e Tb fazer novos.vc pode ir longe com sua imaginação e se divertir. Um lugar fantástico!

Luis Felipe Martins de Sousa

Unknown disse...

A gibiteca pode ser apenas um espaço pequeno para uns , mas para muitos é um lugar onde se encontra velhos amigos e Tb fazer novos.vc pode
. Um lugar fantástico!

Luis Felipe Martins de Sousa

Adao de Lima Jr disse...

O Egito é maravilhoso e inspirador!
Adão de Lima Jr

Unknown disse...

Eu Ramon amei a historinha do faraó em quadrinho isto é que me chama muito atenção e eu aprendi na minha igreja com minha professora de escola bíblica dominical é muito interesante

Unknown disse...

Eu gostei

Unknown disse...

Quero um gibi em quadrinhos

Unknown disse...

Miguel Macedo Xavier

Quero um gibi

Unknown disse...

Eu so conhecia o Asterix mas pareçe que essas outras HQS são mtt legais vou pegar pra ler elas acho interessante que eles colocam um pequeno acontecimento histórico e e isso que e legal neles eles mostram pra gente as coisas que podem ter acontecido ou que eles acham que vai acontecer
ALUNO: Miguel Vaz