quinta-feira, 8 de abril de 2021

OS COLECIONADORES DE QUADRINHOS E SEUS ACERVOS

Os amantes dos quadrinhos muitas vezes se tornam colecionadores. Eles começam muitas vezes bem cedo, comprando sua primeira revista, guardando ela com cuidado em uma gaveta. Depois compram mais uma, mais outra... Com o tempo uma gaveta não é mais suficiente e eles começam a colocar em caixas ou estantes. O fã se torna um colecionador e seus HQs, são seu tesouro. 

Pois é, uma revista em quadrinhos em uma gaveta pode se tornar uma coisa muito mais valiosa no futuro. Mesmo sem saber, essas pessoas formam, em casa, suas gibitecas, ou seja, suas coleções de quadrinhos, que podem possuir vários gêneros (superaventura, humor, romance, terror, crime) ou se concentrar em apenas um gênero ou estilo. 

Há colecionadores que investem em estantes com portas de vidro e até mesmo transforma um cômodo inteiro em uma gibiteca. Essas pessoas começaram suas coleções ainda bem jovens, muitas vezes juntando o dinheiro do troco da merenda das escola para, todo mês poder comprar a revista do seu personagem preferido. E há até quem, mais tarde, transforme isso numa profissão, quando adulto.

Os colecionadores de quadrinhos tem alguns hábitos. Um dos mais comuns é guardar suas coleções em saquinhos plásticos, para evitar que elas fiquem empoeiradas e mais bem conservadas. E a conservação do acervo (da coleção) de quadrinhos segue os mesmos procedimentos de uma coleção de livros (biblioteca). 

Para aqueles que amam seus quadrinhos e seus livros, separamos um vídeo no qual uma especialista no assunto fala da importância da conservação das coleções e dá dicas do que pode do que não pode ser feito. O vídeo é recomendado tanto para os colecionadores quando para profissionais que trabalham em gibitecas e/ou bibliotecas.

   

Um comentário:

Rubens disse...

Muito legal a postagem