domingo, 9 de maio de 2021

DIVAS BRASILEIRAS:HQ TRAZ HISTÓRIAS DE MULHERES REAIS


Hoje queremos apresentar uma HQ muito especial, Divas Brasileiras, criada por Eduardo Ribas (ilustração) e Guilherme Smee (roteiro). A professora e historiadora Natania A Silva Nogueira, que contribuiu com a ficha bibliográficas das personalidades que cujas histórias foram contadas na HQ. 


Divas Brasileiras traz a biografia de dez mulheres brasileiras que marcaram sua época. São elas: a caricaturista Nair de Teffé, a pintora Anita Malfatti, a escritora, poetisa, jornalista e teatrólogo Patrícia Galvão, A cantora e atriz Aurora Miranda, a dançarina, atriz e escritora Luz Del Fuego, a poetisa Carolina de Jesus, a atriz e modelo Roberta Close, a líder religiosa Mãe Menininha e a ativista e feminista Maria da Penha.


Dez mulheres, dez histórias emocionantes que precisam ser conhecidas e recontadas. Mulheres que se destacaram no campo cultural, social e político e cujas ações marcaram gerações de brasileiros e brasileiras. Narrativas que se desenvolvem de forma sensível, misturando ficção e história, levantando questões importantes tanto para as mulheres quanto para toda a sociedade brasileira. Vale a pena ler essa HQ que fala de mulheres, mas que também traz diversas representações da sociedade brasileira.


Publicado em 2020, a HQ Divas brasileiras foi um projeto contemplando pelo prêmio Prêmio Funarte Descentrarte, que incentiva a “artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais, por meio da descentralização das oportunidades de produção e formação artística e de inclusão cidadã nas artes.


A Gibiteca Helena Fonseca vai sortear um exemplar de Divas Brasileiras, gentilmente cedida pelos autores.  Para participar do sorteio basta responder à pergunta "Quem é a sua diva?", citando uma mulher que foi ou é importante na sua vida. Não esqueça de se identificar, colocando seu nome completo.


O sorteio será realizado no sábado, dia 15 de maio, e o resulto postado no blog da gibiteca às 12:00.

22 comentários:

Unknown disse...

Muito legal, gostei demais.

-Ana Luíza 8°17

Unknown disse...

Minha diva é a minha mãe

Unknown disse...

Minha diva é a minha mãe

Unknown disse...

Minha diva minha mãe Vera de Fátima e eu mesma Luciana oliveira

Unknown disse...

Minha mãe ela sempre estava lá nos momentos de alegria e nos de tristeza. Me amou nos momentos mais difíceis. Ela estava lá quando eu precisei me deu carinho e amor . Ela soube o que dizer nos momentos que eu estava triste Minha mãe, minha surper heroína,vida,médica,rainha ela é a minha DIVA

Laudiane 8°17

Unknown disse...

Maria da. Penha

Unknown disse...

Muito legal

Unknown disse...

Minha diva e minha mãe

Anônimo disse...

Meu nhã diva e minha nhã mãe 😻😻

Unknown disse...

Muito legal

Unknown disse...

Minha diva e minha mãe sempre me apoior sempre me ensinou

Unknown disse...

Muito legal adorrio esse livro

Unknown disse...

Muito legal

Unknown disse...

Minha diva e minha mãe e minha tia

Unknown disse...

Eu também concordo

Lívia_jujuba disse...

Perfeito!!
Minha diva é uma pessoa q sempre esteve comigo ñ importa o momento. Eu escondo algumas coisas dela mas pq ñ qro dar a ela mais problemas. Ela é minha mãe, eu tenho outras mas a principal é ela!����



Lívia Esméria Vieira 6°14

Lívia_jujuba disse...

Perfeito!
Minha diva é minha mãe eu tenho outras mais a melhor e ela, que mesmo eu escondendo algumas coisa me amou e deu carinho nos meus piores e melhores momentos!!


Lívia Esméria Vieira 6°14

Leandro disse...

Legal muito leandro 6°ano 14sala

Anônimo disse...

Legal

Leandro disse...

Ola isso e muito legal

Unknown disse...

❤❤

Unknown disse...

Minha diva e minha vó e minha mãe que me ajudaram em muitas coisas e me ensinaram muitas coisas elas são muito especiais na minha vida eu amo muito elas: Miguel Vaz