quinta-feira, 23 de junho de 2022

VOVÓ DONALDA: MEMÓRIA DOS QUADRINHOS

A Vovó Donalda, Donalda Patus, Elvira Coot ou ou Grandma Duck  é uma personagem criada pela Disney cujas histórias estão ligadas à família do Pato Donald. Ela, pode se dizer, faz o papel da grande matriarca da família. Nos quadrinhos ela vive em um sítio na zona rural de  Patópolis com seu sobrinho-neto Gansolino. Sua primeira aparição foi em 1950 na revista "Walt Disney’s Comics and Stories", nº 121. A revista ela parecia em um albúm de fotos, ainda bem jovem. Sua primeira participação ativa aconteceria um pouco depois, nas tiras de jornal do do Pato Donald.

Na televisão, a Vovó Donalda apareceu em uma animação, pela primeira vez, em 1960 no episódio "Wonderful World of Color" de "This is Your Life, Donald Duck". Ela também pode ser vista no especial de Natal  "Mickey's Christmas Carol".

De acordo com a árvore genealógica da Família Pato, a Vovó Donalda é filha de Cipriano Patus e Ambrósia Patus. Ela se casou com Tomás Reco, e com ele teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo Pato (pai do Peninha) e Patrícia Pato (mãe do Gastão). Vovó Donalda também ajudou a criar seus três bisnetos Huguinho, Zezinho e Luisinho. 

Segundo Don Rosa, a vovó nasceu por volta de 1855. A Vovó Donalda é representada como uma mulher que valoriza o trabalho e a família. Ela assume o papel, muitas vezes, da bússola moral da família, sendo aquela constantemente está a reprender seus parentes, quando fazem algo moralmente errado. Ela também aparece como uma pessoa que não tolera injustiças. A Vovó Donalda até mesmo se envolveu em aventuras, investigando crimes, por exemplo.


Fontes consultadas:

Abebooks.Walt Disney's Comics and Stories #121. Disponível em: https://www.abebooks.com/first-edition/Walt-Disneys-Comics-Stories-%23121-Taliaferro/30771781361/bd. Acesso em 17 jun. 2022.

Árvore Genealógica do Pato Donald. Disponível em: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/dl694i/%C3%A1rvore_geneal%C3%B3gica_do_pato_donald/. Acesso em 17 jun. 2022.

Vovó Donalda. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vov%C3%B3_Donalda. Acesso em 17 jun. 2022.

2 comentários:

MARIO VINÍCIUS disse...

Parabéns pela pesquisa. Claro que sabemos que tudo isso é do mundo da fantasia. Mas, mesmo assim, é bem interessante.

Anônimo disse...

👏👏