terça-feira, 14 de junho de 2022

DICA DE LEITURA: JUN (준이오빠)


A dica de leitura da Gibiteca Helena Fonseca de hoje é uma obra que nos faz repensar sobre muitos assuntos e que destaca o papel da família e do acolhimento na nossa sociedade:  Jun (준이오빠), da autora sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, publicada no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim, em 2022. 

É um Manhwa, nome que se dá às histórias em quadrinhos na Coréia do Sul. A autora já teve outros dois quadrinhos publicados no Brasil, A Espera (2021) e Grama (2020). Os quadrinhos dessa autora têm como característica se basearem em depoimentos, em histórias reais, e em pesquisas que ela realiza para poder compor o cenário de suas obras.

No caso de Jun Choi, Keum Suk Gendry-Kim, faz um trabalho biográfico sobre a vida de um jovem com autismo, que descobriu na música tradicional coreana, o pansori (clique aqui para conhecer esse estilo musical) uma forma de se expressar. A história de Jun é contada a partir da perspectiva da irmã mais nova, que não apenas busca apoiar o irmão e ajudá-lo a ser cada vez mais autônomo, como também relata as dificuldades da família na criação de Jun. 

Uma verdadeira lição de vida que fala sobre família, preconceito e, acima de tudo, superação. Jun nos ensina que cada um tem seu valor e que todos, igualmente, podemos encontrar nosso lugar na sociedade. Quem tiver a oportunidade de poder ler esse quadrinho, não a perca.

 


Nenhum comentário: