segunda-feira, 6 de junho de 2022

ALUNOS VISITAM A EXPOSIÇÃO DE BANNERS SOBRE O NEGRO NOS QUADRINNHOS

Na quinta-feira, dia 01 de junho, logo após a reabertura da Gibiteca para uso da comunidade escolar da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, os alunos da Professora Sheyla Costa, com idade média entre 9e 10 anos, visitaram a exposição da gibiteca sobre o Negro nas HQs, que está exposta em um dos corredores da escola. Segundo a professora, os alunos estão estudando no momento o gênero "texto de divulgação". Textos de divulgação são aqueles que procuram compartilhar informações, pesquisas e conceitos científicos a um público leigo, ou seja, um público que desconhece ou pouco sabe sobre o assunto. 

Segundo o relato da professora, os alunos, reconhecendo o gênero textual, pediram para poder parar, ler os banners da exposição. A atividade ocorreu naturalmente, a partir da iniciativa dos alunos e serviu como complemento para o conteúdo que eles estão estudando. A professora ainda aproveitou a oportunidade para relacionar o conteúdo dos banners a outros temas, como questões de gênero e racismo. 

A maioria dos alunos da escola são afrodescentes, assim, a professora usou o tema da exposição para trabalhar essa identidade, uma vez que, segundo ela, há alunos que não se reconhecem como negros. De outro lado, a professora relatou que aproveitou a oportunidade para conversar com eles sobre o papel da mulher negra e das mulheres em seu todo, dentro da sociedade.

Esse tipo de atividade, não programada, espontânea, realizada a partir de uma iniciativa dos próprios alunos não só é um indicativo de como os materiais lúdicos atraem  crianças e jovens. Por outro lado, podemos verificar que, a partir da experiência profissional, a professora foi capaz de aproveitar essa oportunidade não apenas para trabalhar um conteúdo específico mas, também, abrir para o debate de outros temas, relevantes não apenas para a formação identitária dos jovens estudantes mas, também, para desenvolver seu espírito crítico e sua capacidade de leitura da realidade.

Veja as fotos tiradas pela professora Sheyla







Nenhum comentário: