segunda-feira, 27 de junho de 2022

DICA DE LEITURA: O DIÁRIO DE ANNE FRANK EM QUADRINHOS


Temos na gibiteca a adaptação em quadrinhos do “Diário de Anne Frank”, considerado um dos livros mais importantes publicados no século XX. Essa adaptação em quadrinhos, premiada, é a única edição autorizada pelo Anne Frank Fonds. A obra é baseada nos relatos da jovem Anne Frank, que aos 13 anos teve que viver escondida em um sótão de uma casa na cidade de Amsterdã, Holanda. Seus relatos emocionantes trazem o dia a dia de um adolescente judia que vive os horrores da II Guerra, tentando sobreviver ao Holocausto.

Além dos relatos sobre a situação dos judeus durante a II Guerra o livro mostra a jovem adolescente Anne passando pela puberdade, descobrindo as mudanças pelas quais o seu corpo está passando. Um relato de uma adolescente como tantas outras, numa fase crítica do seu desenvolvimento físico e psicológico. O Diário de Anne Frank, muito mais do que um registro histórico ajuda a entender outros aspectos da vida de uma adolescente.

Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. Sua adaptação em quadrinhos é igualmente emocionante. A obra foi roteirizada por Ari Folman

e desenhada por David Polonsky. A Gibiteca Helena Fonseca recomenta a leitura dessa obra em quadrinhos e do livro. Agradecemos a doação desse quadrinho pelo Dr. Ormeu Lopes de Faria Filho, um dos apoiadores locais do nosso projeto.

Sobre Anne Frank

Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929 na cidade alemã de Frankfurt. Para fugir do clima de perseguição inciado com a acessão dos nazistas ao poder sua família mudou-se para a Holanda. Em 1939, quando Anne tinha 10 anos, a Alemanha invade a Polônia, dando início à II Guerra Mundial. No ano seguinte, a Holanda também é invadida. Começa a perseguição aos judeus naquele país. Primeiro os judeus forma marginalizados, excluídos de atividades sociais e tiveram suas empresas fechadas. Em seguinda, começaram a ser envidados para campos de concentração. Para sobreviver, a família de Anne criou um abrigo secreto. Foi que Anne escreveu seus diários. Em 1944, o esconderijo foi descoberto e todos foram presos. Parte dos diários de Anne Frank não foram encontrados pela polícia nazista e, depois da guerra, foram publicados na forma de livro. Anne é enviada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreu aos 15 anos de idade, de febre tifoide.

“Eu me livro de tudo escrevendo. Minha tristeza desaparece, minha coragem se levanta novamente. Mas, e essa é a grande questão, serei capaz de escrever algo grande, algum dia me tornarei jornalista e escritora?" Anne Frank


Fonte consultada: 

Anne Frank House. Disponível em: https://www.annefrank.org/en/anne-frank/who-was-anne-frank/quem-foi-anne-frank/. Acesso em 25 jun. 2022.


Nenhum comentário: