sexta-feira, 10 de junho de 2022

COMO FOI A OFICINA DE QUADRINHOS E ZINES NA GIBITECA HELENA FONSECA

Nos dias 02 e 03 de março tivemos duas oficinas na gibiteca. Uma para alunos do sexto ao nono ano, dividida em duas partes, e outra para os alunos do EJA. As oficinas foram ministradas pelo professor Caetano Borges, que é formado em Belas Artes, pela UFRJ, Rio de Janeiro. A oficina ocorreu durante o horário de aulas. Dois grupos de alunos com 16 e 18 integrantes se alteraram e aprenderam noções básicas de como produzir uma HQ.

Leia as impressões do nosso oficineiro:

"A experiência nas oficinas de quadrinhos e zine ministradas na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado foi muito positiva. Fui extremamente bem recebido pelos professores e demais funcionários da instituição, sendo todos muito gentis e atenciosos. A estrutura da gibiteca é boa e tive a disposição todo o material disponível que requisitei. 

Os alunos estavam interessados e participaram das atividades com graus de engajamento variados, mas nenhum deles mostrou-se desinteressado, e quando estimulados todos produziram peças que refletiram os objetivos das oficinas. De modo geral, considerando uma dispersão aceitável em relação a idade dos mesmos, tudo transcorreu sem percalços, dentro do tempo planejado e foi possível ministrar o conteúdo apropriadamente. 

Ao findar das oficinas alguns alunos em particular demonstraram maior interesse pelo assunto e espero que eles desenvolvam essa curiosidade e compartilhem um pouco do que aprenderam com os colegas."

Na oficina pra o EJA Caetano Borges optou por usar a técnica de produção de fanzines. Cabe salientar que o EJA atende a alunos fora da idade escolar, assim a atividade teve a participação tanto de jovens na faixa de 17 a 20 anos, quanto a senhores e senhoras ais velhas, entre 50 e 70 anos de idade. 

Cabe ressaltar que o oficineiro teve que se adaptar o uso de linguagem e trabalhar de acordo com as possibilidades dos alunos, que apresentaram uma dificuldade inicial em se expressar e liberar sua criatividade, o que é natural, principalmente entre aqueles que, por diversas razões, interromperam por anos seu processo de aprendizado escolar. Mas a recepção foi muito boa e acreditamos que foi um primeiro passo para um melhor desenvolvimento tanto da criatividade quando da capacidade de expressão dos nosso alunos do EJA.

Veja algumas fotos das oficinas, com alunos do 6º ao 9º ano:






Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Natânia!Sempre empenhada e trazendo oportunidades para nossas crianças!Te venero muitooooo.....