segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mais centenário da Imigração Japonesa nos quadrinhos da Turma da Mônica

Depois de celebrar o centenário da imigração japonesa no Brasil com a estréia das mascotes Tikara e Keika e uma comemoração à data em Saiba Mais! Turma da Mônica # 9, os personagens de Mauricio de Sousa voltam a homenagear a cultura do Japão em uma revista especial.

Na nova edição de Mauricio Apresenta, duas aventuras e uma tira em que os japoneses são protagonistas marcam essas celebrações. A aventura que dá título à edição é protagonizada pelo Chico Bento e faz uma paródia da lenda do Momotaro, sobre um menino que nasceu dentro de um pêssego. Na outra história, o garoto caipira visita a casa do amigo Hiro e conhece seu avô.

Fonte: Universo HQ

Monte uma gibiteca com quadrinhos novos e baratos

Uma dica para quem quer montar, enriquecer sua gibiteca ou simplesmente aproveitar o preço: a Editora Globo está colocando nas bancas os títulos cancelados (Menino Maluquinho, Julieta, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, etc), a um precinho prá la de chamativo: 1,99 o pacote com duas revistas. os almanacões do Menino Maluquinho também estão em promoção. Vale a pena conferir. A Globo tem mesmo o costume de fazer isto. Fez com as revistas da Turma da Mônica, quando Maurício de Sousa levou o título para a Panini, e agora está aproveitando para dispor do estoque destes outros títulos.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Turma da Mônica e os Jogos Olímpicos

A nova edição da revista temática mensal Saiba Mais! Turma da Mônica é dedicada às Olimpíadas, o maior evento esportivo do mundo, que acontecerá no próximo mês de julho em Pequim, China. Contando com muito humor e didatismo a história dos jogos olímpicos, os personagens de Mauricio de Sousa mostram a evolução das Olimpíadas desde a Grécia antiga até os tempos atuais.

Além da história em quadrinhos, a edição traz um caderno de passatempos, uma seção de curiosidades sobre o tema da vez e outra com uma galeria de personagens. Como brinde, uma série de imagens da Turma da Mônica fazendo as vezes de atletas, para a criançada recortar, montar e formar um jogo da memória.

Não é a primeira vez que a Mônica e sua turma mergulham no mundo dos esportes. No ano passado Maurício de Sousa lançou um especial sobre o Pan e no site da Turma da Mônica há uma revista especial sobre as Olimpíadas de Sidney. Vale a pena conferir.

Fonte: www.universohq.com

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Imigração Japonesa: Lançamento de Lendas do Japão

Com as comemorações dos cem anos da imigração japonesa, o interesse pelas histórias japonesas também tem aumentado no Brasil. Como todo povo com vasta história, os japoneses têm seus tradicionais contos, que fazem parte e refletem as origens e o desenvolvimento da nação. No Brasil, este ano, temos visto muitos projetos literários ligados à cultura japonesa sido colocados em prática.

Um exemplo disso é que, hoje, na livraria Curitiba do shopping Estação, na capital, o ilustrador de O Estado e da Tribuna do Paraná, jornalista, poeta e escritor, Cláudio Seto, estará lançando o livro Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão, pela Devir Livraria, de São Paulo.

A obra reúne quinze lendas japonesas que Seto publicou no jornal Nippo Brasil, também do estado de São Paulo. O jornalista, nascido em 1944, é filho de japoneses. Ele revela que as lendas publicadas lhes foram contadas por seus avós, que vieram para o Brasil para montar uma fábrica de saquê.

As narrativas transpostas por Seto são conhecidas como mukashi banashi (ou histórias antigas) e têm forte ligação com as tradições daquela nação. Durante a era Heian (794 a 1192), monges cegos cruzavam o Japão cantando as lendas em forma de prosa ao som de um instrumento musical típico da região chamado biwa. Nas páginas de Lendas do Japão são conhecidos personagens da mitologia, criada em alguns dos livros mais antigos do país, datados do século VIII.

Cláudio Seto é pioneiro na introdução do estilo mangá (quadrinhos japoneses) no Brasil, tendo sido, na década de sessenta, responsável pelas revistas O Samurai e Ninja - O Samurai Mágico, com desenhos e textos de sua autoria. Já participou de diversas exposições coletivas de artes plásticas, cartuns, fotografias e ilustrações no Brasil e de mostras de quadrinhos na Itália, França, Japão e Alemanha.

Por sua história ligada aos quadrinhos, ele será o homenageado na 20ª edição do prêmio HQmix, no dia 23 de julho.

Outros dois lançamentos comemorativos trazem diferentes visões de elementos da nação nipônica. No antropológico Os japoneses, da editora Contexto, Célia Sakurai conta um pouco sobre a história, a cultura, a religião, os costumes típicos da nação oriental, além de um capítulo especial sobre a imigração e os laços formados entre brasileiros e nipônicos. Já o infantil Japonesinhos, da Peirópolis, que tem versos do poeta paulistano Lalau e ilustrações da carioca Laurabeatriz, chega às livrarias esta semana, com uma apresentação da fauna japonesa em forma de poesia (leia boxes).

Fontes

http://www.correiodabahia.com.br/folhadabahia/noticia.asp?codigo=156272
http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1214410894

Últimas doações

Com um pouco de atraso, gostaria de agradecer as últimas doações que recebemos na Gibiteca. Para começar, nosso aluno d0 9º ano B, Emerson, fez uma generosa doação de revistas para a gibiteca. Ele doou 9 revistas da Disney, semi-novas e em ótimo estado de conservação. Outra doação veio do quadrinhista Estevão Ribeiro - que por sinal é um dos indicados no HQMIX deste ano -, que doou sua mais recente obra Contos Tristes, além da HQ Tristão, também de sua autoria. Não menos importante foi a doação que recebemos de Francisco Caruso e Maria Cristina Silveira: um quite completo com tirinhas de física e química, que estão sendo disputadíssimas pelos professores de matemática e ciências da nossa escola.

Agora, se minhas contas não estão erradas, contamos com um acervo de aproximadamente 2743 HQs. Nossa meta é chegar a 3000, até o final do ano, por isto contamos com sua doação. Se você mora em Leopoldina, faça uma visita a nossa gibiteca para conhecê-la e, quem sabe, ser mais um a contribuir com nosso projeto. Se não mora, não tem problema. Nosso endereço está disponível no Blog e podemos tirar suas dúvidas pelo e-mail gibitecacom@gmail.com

Uma última notícia: estamos caminhando para a criação de uma segunda gibiteca na cidade! Quem sabe Leopoldina não se torna a Capital dos Quadrinhos de Minas Gerais um dia?

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Turma do CDCC: educação ambiental em quadrinhos

O Centro de Duvulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP tem um site muito interessanteonde se ensino educação ambiental em quadrinhos. Uma iniciativa muito legal, que pode servir como base para professores de ciências e geografia trabalharem o tema, ou mesmo como material de apoio - no caso de escolas que possuam laboratório de informática com internet. Para ir ao site e conferir, é só clicar aqui.

Sobre o CDCC

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertence à Universidade de São Paulo e vincula-se à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ao Instituto de Física de São Carlos e ao Instituto de Química de São Carlos.

Seu objetivo principal é estabelecer um vínculo duradouro entre a Universidade e a Comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da Universidade. Ele promove e orienta atividades que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e pela cultura, além de colaborar na formação dos estudantes de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus da USP de São Carlos, repassando a eles a experiência que surge da execução de projetos.

Aos professores do ensino fundamental e médio, o CDCC oferece cursos e orientação específica nas áreas de química, física, matemática, biologia, educação ambiental e astronomia, o que possibilita a atualização de seus conhecimentos e torna disponíveis materiais instrucionais, equipamentos e a capacidade científica e tecnológica da Universidade de São Paulo. Pretende-se, assim, que os professores tenham oportunidade de realizar pesquisas para o desenvolvimento e aplicação de métodos alternativos de ensino.

Localizado no centro da cidade de São Carlos, em São Paulo, o CDCC é aberto à visitação pública individual ou de grupos. Entre as atrações, encontram-se os museus de Ecologia e de Física, o Laboratório de Química, a Biblioteca e a Mulher de Vidro - um modelo animado em que são apresentados os sistemas e órgãos do corpo humano.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Turma do Xaxado e a festa de São João

Recebi uma indicação de um vídeo muito lindinho da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz. É bem curtinho e bem brasileiro. Vale a pena conferir.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Front Especial 1 - Centenário da Imigração Japonesa

A Front é uma antologia que reúne quadrinhos, contos e ilustrações publicada pela Editora Via Lettera. Em sua trajetória, já conquistou os prêmios: HQ Mix 2001 (Revista Mix, Projeto Editorial, Desenhista Revelação - Samuel Casal); HQ Mix 2002 (Revista Mix, Projeto Editorial, Desenhista Revelação - André Kitagawa); HQ Mix 2003 (Revista Mix, Projeto Gráfico; Desenhista Nacional - Samuel Casal, Desenhista Revelação - Bueno); HQ Mix 2006 (Revista Mix, Roteirista Revelação - Daniel Esteves).

A cada edição um novo tema é abordado por autores de correntes e até gerações distintas. Desta vez, nossos colaboradores, muito bem acompanhados do consagrado mestre Júlio Shimamoto, prestam uma singela homenagem aos imigrantes japoneses que há cem anos ancoraram no porto de Santos com o navio Kasato Maru. Imigrantes que trouxeram consigo uma riquíssima bagagem cultural e mudaram significamente a história do Brasil.


Colaboradores desta edição: Júlio Shimamoto, Alberto Pessoa, Alex Moletta, André Freitas, André Leal, Bira Dantas, Caio Majado, Conceição Cahu, Cris Chinchila, Daniel Esteves, Iuri Casaes, Jozz, Júlio Brilha, Leandro Malósi Dóro, Leandro Moraes, Leonardo Santana, Marcelo Garcia, Mário Cau, Mário César, Mário Mancuso, Maurílio DNA, Mauro Fodra, Minêu, Nick Farewell, Ricardo S. Tayra, Sidnei Akiyoshi, Túlio Carapiá, Wanderson de Souza, Will, Xalberto.
Lançamento e autógrafo
Dia 20/06
a partir das 20h
na Livraria HQ Mix
Praça Roosevelt, 142
Centro - São Paulo - SP

1º Salão Nacional de Humor sobre doação de órgãos


Já estão abertas as inscrições para o 1º. Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos. Os participantes interessados deverão fazer sua inscrição através do site www.gabriel.org.br e enviar seus trabalhos até o dia 30 de junho.

Os participantes deverão utilizar sua visão artística e bem humorada para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos no intuito de diminuir a fila de pacientes que aguardam por um transplante que podem ter suas vidas salvas através desse gesto de amor e solidariedade.Serão premiadas 4 categorias: Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinhos.

Os trabalhos classificados bem como os premiados, serão apresentados à imprensa e convidados durante a abertura do evento que acontecerá no dia 12 de julho no Casarão Cultural do Pau Preto, localizado na Rua Pedro Gonçalves nº 477, Jardim Pau Preto, na cidade de Indaiatuba, São Paulo, numa parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

A mostra deverá acontecer em outros pontos da cidade, em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento, cujas datas serão informadas através da imprensa. O salão é uma iniciativa da ONG GABRIEL em parceria com a Editora Virgo e o Estúdio EMT.

Neil Gaiman na FLIP

Um dos meus quadrinhistas favoritos e que anda em alta, com seu trabalho adaptado para o cinema, como é o caso de Stardust, o do escritor e quadrinhista Neil Gaiman vai estar presente na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em uma mesa programada para o dia 5 de julho, sábado, às 11h45, que terá como tema A mão e a luva. Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Segundo o Dictionary of Literary Biography, é um dos dez maiores escritores pós-modernos.

Escritor, roteirista e quadrinhista, começou a ser reconhecido mundialmente a partir da série em quadrinhos Sandman. Em Sandman, Neil Gaiman construiu uma fabulosa mitologia contemporânea, capaz de unir em seu universo histórias de super-heróis, contos de terror, literatura clássica, rock and roll, cinema e artes plásticas. Além da série, Gaiman já publicou vários livros, como os romances Deuses Americanos, Lugar Nenhum e Filhos de Anansi. Entre seus prêmios recebidos estão o Hugo, o Nebula, o Bram Stoker, o World Fantasy Award, o Will Eisner Comic Industry Award, o Harvey Award, o Max Und Moritz Award, o Prix Vienne e, no Brasil, diversos HQ Mix.

Eu tive a oportunidade de conhecer Neil Gaimen há cerca de 8 anos, quando estava, também começando a ler Sandman. Foi na Bienal Internacional do Livro, do Rio de Janeiro. Sempre muito atencioso e simpático com seus fãs, Gaiman passou horas autografando livros, revistas em quadrinhos e tirando fotos. Tanto pelo carisma do escritor (que fazia questão de autografar em português), quanto pela qualidade da sua obra, vale a pena dar uma esticadinha a Parati e participar da mesa – além, é claro, de desfrutar dos outros eventos que a FLIP estará promovendo.

A FLIP é uma das principais festas literárias internacionais e já recebeu alguns dos grandes nomes da literatura mundial, como Salman Rushdie, Ian McEwan, Martin Amis, Margaret Atwood, Paul Auster, Anthony Bourdain, Jonathan Coe, Jeffrey Eugenides, David Grossman, Lidia Jorge, Pierre Michon, Rosa Montero, Michael Ondaatje, Orhan Pamuk, Colm Toíbín, Enrique Vila-Matas, Jeanette Winterson, J. M. Coetzee e Marcello Fois.

Dos brasileiros, alguns dos autores mais talentosos já estiveram na FLIP, como Ariano Suassuna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Millôr Fernandes, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Barbara Heliodora, Ruy Castro e Lygia Fagundes Telles, além de ícones da cultura brasileira como Chico Buarque e Caetano Veloso.

A cada ano a FLIP homenageia um expoente das letras brasileiras. No primeiro ano, em 2003, celebrou-se o poeta e compositor Vinicius de Moraes (1917-1980). João Guimarães Rosa (1908-1967) foi o homenageado no ano seguinte. Em 2005 foi a vez de Clarice Lispector (1920-1977), em 2006, do baiano Jorge Amado (1912-2001), e, em 2007, do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). Em 2008, ano do centenário da morte de Machado de Assis (1839-1908), a FLIP presta homenagem ao grande escritor carioca.

Há também uma programação exclusiva para as crianças – a FLIPINHA –, em que jovens estudantes de Paraty apresentam o resultado de seus trabalhos inspirados no universo literário e participam de palestras com autores convidados. O sucesso da Festa também estimulou o desenvolvimento de uma programação de leituras, shows e lançamentos de livros, batizada de Off-FLIP.

Gaiman, provavelmente, estará lançando na FLIP seu livro de contos Coisas Frágeis, ainda inédito, que está sendo publicado no Brasil pela Editora Conrad.

Não sou exatamente uma pessoa que vai a estes eventos para “tietar”, mas confesso que estar perto de dois dos meus autores favoritos foi muito emocionante: primeiro, Neil Gamam, depois Laerte – de quem eu ainda pretendo falar qualquer dia destes. Na foto estamos (da esquerda para a direteira), Telma, eu, Neil Gaiman, Marcelo "Paschoal" e Pedro.

Fontes:
http://www.flip.org.br/sobre_flip.php3
http://www.lojaconrad.com.br/

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Concurso de Tirinhas do jornal O Estado de S. Paulo

O jornal O Estado de S. Paulo iniciou ontem (15) as inscrições para o seu Concurso de Tirinhas, aberto a artistas profissionais e amadores que sejam brasileiros residentes no Brasil e maiores de 18 anos. Os interessados em participar devem se inscrever aqui (onde estão disponíveis o regulamento completo do concurso e ficha de inscrição) até o dia 3 de julho de 2008; o julgamento dos trabalhos acontecerá ente os dias 9 e 17 de julho de 2008; e o resultado final será divulgado no dia 20 de julho de 2008. O vencedor de cada categoria ganhará cada um 1 Wacom Intuos 3 9 x 12 USB com caneta e mouse, 1 computador Pavillion A6330BR com Intel Core 2 Duo E4500 /2 Gb/320 Gb/DVDRW (lightscribe)/Windows Vista – HP + Monitor LCD 17” Widescreen – SyncMaster 732 NW Samsung.

Fonte: http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1213584235

Exposição dos desenhos dos alunos da E. M. Judith Lintz Guedes Machado: fotos

O amigo Moacir Torres me enviou algumas fotos tiradas na exposição sobre ecologia, onde há 25 desenhos de alunos da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado. Aproveitando, gostaria de destacar que no nosso alunos premiado, Johanatan do Valle, recebeu destaque na última edição da Gazeta Lepoldinanese, que saiu neste fim de semana. Além da notícia sobre o concurso, saiu também uma nota sobre o II Seminário sobre Quadrinhos, que ocorreu no dia 06 de junho. Aliás, sobre o Seminário eu gostaria de agradecer às pessoas que estão votando na enquete e dizer que estamos recebendo comentários por e-mail e analisando a opinião de todos a respeito do trabalho que tentamos fazer com quadrinhos. Aliás, queremos saber mesmo a opinião de todos, seja ela boa ou má, caso contrário não haveria a enquete no Blog. Sendo assim, agradeceria muito se as pessoas continuassem nos escrevendo e dando idéias, apontando falhas e comentando sobre o trabalho com quadrinhos.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Hugo Pratt e Corto Maltese

Há pouco mais de dois anos eu fui apresentada a um dos mais marcantes personagens das Histórias em Quadrinho: O Corto Maltese. Criado pelo Italino Hugo Eugenio Pratt (1927-1995). Em 1967, conhece Florenzo Ivaldi, e ambos decidem lançar uma nova revista mensal, Sgt. Kirk, onde aparecem as primeiras pranchas de Una Ballata del Mare Salato (A Balada do Mar Salgado), com um personagem, Corto Maltese, ainda em um papel secundário. A publicação da revista seria interrompida 30 números depois em Dezembro de 1969. A partir da segunda metade dos anos 70 e nos anos 80, Hugo Pratt desenvolve novas aventuras de Corto Maltese.

“Segundo Hugo Pratt, o Corto Maltese nasceu na Ilha de Malta, em 1887. Filho de uma cigana e de um marinheiro inglês, o Corto seguiu fielmente sua herança nômade. Da Itália à Somália, passando pela Inglaterra, Brasil e China, este Marco Polo moderno viveu aventuras por todo o mundo. Os álbuns com suas histórias correspondem a um período que vai de 1904 a 1924, durante o qual o herói participou da Guerra da Manchúria e da Primeira Guerra Mundial, tendo encontrado revolucionários irlandeses, piratas do pacífico, índios e cangaceiros.”

Pratt revelou que o Corto Maltese teria morrido durante a Guerra Civil Espanhola, embora esta aventura final jamais tenha sido desenhada. A identificação entre criador e criatura é inegável: Hugo Pratt foi um verdadeiro “homem do mundo” e seu Corto Maltese o último herói romântico.

A Pixel tem lançado vários álbuns do Corto – fato que eu já mencionei aqui. A gibiteca tem dois, doados pela editora (Sob o trópico de Capricórnio e Balada do Mar Salgado), eu tenho dois, um foi presente de uma amiga, outro foi comprado em um sebo (loja e livros usados). Todos, sem exceção são excelentes leituras. O último lançamento da Pixel foi as Céticas. Por que estou comentando sobre este álbum? Porque quero muito comprar, assim que sobrar algum dinheiro.


“Trazendo seis aventuras que se passam entre 1917 e 1918, nos momentos finais da Primeira Guerra Mundial, As Célticas nos levam de Veneza à Irlanda, passando por Stonehenge até os campos de batalha na França. Com títulos tão belos quanto a poética simbolista de “O anjo da janela do Oriente” ou tão inventivos quanto o jogo modernista de “Concerto em ‘O’ menor para harpa e nitroglicerina”, as HQs misturam fatos históricos com referências literárias, pessoas reais com personagens fictícios. Não faltam homenagens ao escritor norte-americano Ernest Hemingway ou referências à obra do inglês William Shakespeare e do espanhol Miguel de Cervantes. E, se um dos capítulos tem o temido Barão Vermelho como personagem principal, não raras vezes o Corto Maltese se vê levado pelo ritmo dos acontecimentos, reconhecendo ironicamente que nessa história toda ele não passou de um mero observador.”

O legal do Corto é que suas histórias são montadas sobre um cenário real. Lugares e eventos que, em alguns casos, foram presenciados pelo autor, que viajou por várias partes do mundo, em uma época de grandes acontecimentos. É uma aula de História, Geografia, Antropologia e Literatura. É muito bom. Pratt é um poeta. Já li mais de uma vez este comentário a respeito de seus escritos e concordo plenamente. Não sou necessariamente uma crítica literária mas gosto de recomendar as leituras que faço. Corto Maltese foge de todos os rótulos que recebem as Hqs, sendo uma obra profunda e cuja leitura nunca cansa.

Fonte:

http://www2.correiobraziliense.com.br/cbonline/cultura/cadc_mat_95.htm
http://maisquadrinhos.blogspot.com/search/label/Hugo%20Pratt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Pratt

A Criança e o Trânsito

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), lança o concurso "A Criança e o Trânsito".

Neste ano, o tema proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) - "Educação e Segurança para o Trânsito" - pretende incentivar, estimular as crianças e os jovens como promotores de educação a aprender sobre a importância dos comportamentos seguros no trânsito. O objetivo é despertar atitudes afirmativas na reivindicação do seu direito à vida.

Por meio da produção de pinturas, poemas, redações, histórias em quadrinhos e composição de músicas e/ou paródias, o concurso pretende estimular crianças, jovens e educadores a refletir sobre o trânsito e o contexto da cidade, sua relação com o meio ambiente, com a qualidade de vida, de modo a contribuir para a adoção de comportamentos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano, contribuindo para a redução do número de acidentes que resultem em feridos e mortos.

Participam do concurso alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio. Os alunos premiados receberão bicicletas, certificados e kits pedagógicos. De acordo com o regulamento, disposto na página www.sed.ms.gov.br, todos os trabalhos deverão estar vinculados a um professor orientador, cujo nome deverá constar, obrigatoriamente, na ficha de inscrição.

As instituições de ensino estaduais, municipais ou particulares interessadas em participar do concurso deverão classificar os trabalhos e entregá-los à Agência de Trânsito do Município até o dia 8 de agosto. As agências de trânsito devem realizar a seleção dos trabalhos e classificá-los até o dia 15 de agosto. Os trabalhos classificados pelo município devem ser enviados ao Detran até o dia 22 de agosto.

Fonte: http://www.opantaneiro.com.br/noticias/online.asp?id=72334

terça-feira, 10 de junho de 2008

Mais notícias sobre Imigração Japonesa e quadrinhos

As comemorações sobre o Centenário da Imigração Japonesa continuam a todo vapor. Esta semana o Universo HQ lançou mais duas notícias sobre quadrinhos e imigração.

A Associação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc) e a Secretaria de Estado da Cultura promovem na Oficina Pagu, em Santos, a exposição de mangás Fragmentos da Imigração.

A exposição conta com 14 painéis impressos digitalmente em formato A2 (42 x 60 cm), que narram os motivos da imigração, a despedida (embarque), a viagem, a chegada em Santos, o trabalho na lavoura do café, a ampliação do mercado de trabalho e, por fim, o fenômeno dos dekasseguis (descendentes que imigraram para o Japão em busca de trabalho) nos anos 80. O conceito da exposição é de Fábio Tatsubô e arte é de Eder Messias.

Outra notícia é a nova edição da revista Saiba Mais! - Turma da Mônica é dedicada às comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Com uma história em quadrinhos, em que as criações de Mauricio de Sousa contam como foi a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao País e muitas páginas de passatempos, galeria de personagens e curiosidade sobre o tema.

Maurício de Sousa já havia lançado uma HQ sobre imigração, de forma geral, pela Editora Globo, mas este material parece ser bem mais específico. Aliás, uma boa oportunidade de trabalhar o tema com os alunos do fundamental. Nas escola públicas existe uma certa dificuldade, tendo em vista a renda de muitos alunos - mas não todos. Daí, levando em conta as especificidades de cada grupo, o professor pode recomendar a compra da HQ para um trabalho extra, ou pode usar algumas de suas partes em atividades em sala de aula, como complemento de algum texto sobre imigração.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Concurso comemora 18 anos do ECA

O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, abriram hoje as comemorações dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento cocorreu às 9h30, na Ópera de Arame, quando foi lançado o concurso cultural de desenho para as 140 mil crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e das Unidades Sociais da FAS.

Todas as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e das Unidades Sociais da FAS receberão um gibi da Turma da Mônica, cuja história em quadrinhos retrata os direitos básicos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em anexo, uma folha de papel em branco, com o regulamento do concurso no verso, onde cada criança colocará, através de um desenho, o seu entendimento com relação ao estatuto, que diz ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Serão premiados os três primeiros lugares nas categorias 5 a 10 anos, 11 a 15 e 16 a 18 anos. Também receberam prêmios o educador e a escola vencedores. Os desenhos serão selecionados na própria escola, em concurso interno.

Os finalistas serão julgados por um júri especialmente selecionado para este fim. No dia 12 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, 700 crianças assistirão a uma peça teatral com a Turma da Mônica. No dia 16 de junho será a vez das crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que participam do projeto Circo da Cidade receberem os gibis com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte:
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=70619&t=concurso-comemora-18-anos-do-eca

Entrega do prêmio ao vencedor do II Concurso Cultural da Turma do Gabi, durante o II Seminário sobre Quadrinhos


Durante o II Seminário sobre Quadrinhos fizemos a entrega do prêmio ao aluno da E. M. Judith Lintz Guedes Machado, que tirou o terceiro lugar no II Concurso Cultural da Turma do Gabi. O aluno Johnatan do Valle recebeu o prêmio das mãos da Sra. Secretária Municipal de Educação de Leopoldina, Maria Aparecida Marques de Oliveira. Acompanhado pela mãe e pelo irmão caçula, Johnatan ficou imensamente emocionado com a premiação e foi aplaudido com entusiasmo pelos participantes do evento.

O cartunista e escritor Moacir Torres está muito satisfeito com a repercussão que o Concurso Cultural da Turma do Gabi vem fazendo. Devido a esse sucesso, os organizadores estarão dando continuidade ao evento e a partir da próxima edição o concurso passará a ser só de desenhos. O intuito é despertar nos participantes o interesse pela arte do desenho e da ilustração.

domingo, 8 de junho de 2008

II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino

O II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino ocorreu no dia 06 de junho de 2008 e contou com mais de 250 participantes. Durante o Seminário os nossos palestrantes trouxeram a luz questões relacionadas ao uso das HQs, de forma geral, além de muitas dicas para que os professores possam utilizar este recurso nas salas de aula. Neste ano recebemos de algumas editoras livros, revistas, catálogos e folders que foram distribuídos sorteados entre os participantes, uma cortesia da Editora Escala Educacional, da Editora Contexto e da Editora Junqueira & Marin. Veja a seguir algumas fotos do evento.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Novidades no mundo dos quadrinhos

Lançamentos, homenagens e exposições: nesta quarta temos um pouco de tudo no mundo dos quadrinhos.

Vamos começar com lançamentos: mais nove adaptações de clássicos literários acabam de ser lançadas pela Companhia Editora Nacional. Entre os títulos estrangeiros estão "A Ilha do Tesouro" e "Raptado", de Robert Louis Stevenson, "Moby Dick", de Herman Melville, "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne, "Oliver Twist", de Charles Dickens, e "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo.

Da safra nacional, há os volumes "O Alienista", de Machado de Assis, "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto e "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, todos adaptados e ilustrados por Lailson de Holanda Cavalcanti.

Temos também uma exposição, em Recife. Trata-se da exposição de trabalhos do desenhista e quadrinhista Braga Câmara, que começa hoje, dia 4 de junho, a partir das 18h. A abertura será na entrada da loja Penélope (Rua Alfredo Fernandes, 292 - Casa Forte – Recife-PE); a mostra irá até o próximo sábado, dia 7. O evento faz parte do Projeto Quartinha, no qual pessoas que não são artistas plásticos profissionais mostram seus trabalhos em mini-exposições; a entrada é franca. Mais informações (81) 3441-7928.

Por fim, mas não menos importante, um homenagem feita à mais famosa personagem dos quadrinhos nacionais: Mônica foi "empossada" ontem, dia 03 de junho, como Embaixadora do Turismo Brasileiro, para atuar no Brasil e no exterior em campanhas de incremento ao turismo no País, no Ministério do Turismo. Ela e os outros personagens da turma, como o Cebolinha, Cascão e Magali, poderão se tornar símbolos didáticos também para programas do Ministério do Turismo, como o Viaja Mais Jovem, incentivando os estudantes a conhecer melhor suas regiões.

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm0206200809.htm
http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n03062008_10.cfm
http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1212557197
http://quartinha.blogspot.com/

domingo, 1 de junho de 2008

O II Seminário sobre quadrinhos está quase chegando!

Faltam cinco dias para o II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino e o tempo parece que está cada vez mais curto. Temos algumas novidades, de última hora. Uma delas é a presença do professor Wesley Luis de Sousa, divulgando seu livro “Matemática Alternativa: história da Matemática em quadrinhos”, no nosso "espaço aberto". Há boas perspectivas para que se faça um terceiro encontro, em 2009, prova de que o assunto está longe de ser esgotado. Quem sabe as escolas de Leopoldina não se tornam uma referência em trabalhos utilizando Histórias em Quadrinhos?

Já recebemos muitas inscrições de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Este ano estamos abrindo para alunos do curso técnico de magistério e para alunos do curso universitário de normal superior. Achamos importante que os futuros professores possam ter acesso a conhecimentos que lhes serão úteis na sua formação docente. Ainda temos algumas vagas para o público interessado. É só escrever para gibitecacom@gmail.com para ter mais informações.