Fonte: Universo HQ
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Mais centenário da Imigração Japonesa nos quadrinhos da Turma da Mônica
Fonte: Universo HQ
Monte uma gibiteca com quadrinhos novos e baratos
sexta-feira, 27 de junho de 2008
A Turma da Mônica e os Jogos Olímpicos
Além da história em quadrinhos, a edição traz um caderno de passatempos, uma seção de curiosidades sobre o tema da vez e outra com uma galeria de personagens. Como brinde, uma série de imagens da Turma da Mônica fazendo as vezes de atletas, para a criançada recortar, montar e formar um jogo da memória.
Não é a primeira vez que a Mônica e sua turma mergulham no mundo dos esportes. No ano passado Maurício de Sousa lançou um especial sobre o Pan e no site da Turma da Mônica há uma revista especial sobre as Olimpíadas de Sidney. Vale a pena conferir.
Fonte: www.universohq.com
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Imigração Japonesa: Lançamento de Lendas do Japão
Um exemplo disso é que, hoje, na livraria Curitiba do shopping Estação, na capital, o ilustrador de O Estado e da Tribuna do Paraná, jornalista, poeta e escritor, Cláudio Seto, estará lançando o livro Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão, pela Devir Livraria, de São Paulo.
A obra reúne quinze lendas japonesas que Seto publicou no jornal Nippo Brasil, também do estado de São Paulo. O jornalista, nascido em 1944, é filho de japoneses. Ele revela que as lendas publicadas lhes foram contadas por seus avós, que vieram para o Brasil para montar uma fábrica de saquê.
As narrativas transpostas por Seto são conhecidas como mukashi banashi (ou histórias antigas) e têm forte ligação com as tradições daquela nação. Durante a era Heian (
Cláudio Seto é pioneiro na introdução do estilo mangá (quadrinhos japoneses) no Brasil, tendo sido, na década de sessenta, responsável pelas revistas O Samurai e Ninja - O Samurai Mágico, com desenhos e textos de sua autoria. Já participou de diversas exposições coletivas de artes plásticas, cartuns, fotografias e ilustrações no Brasil e de mostras de quadrinhos na Itália, França, Japão e Alemanha.
Por sua história ligada aos quadrinhos, ele será o homenageado na 20ª edição do prêmio HQmix, no dia 23 de julho.
Outros dois lançamentos comemorativos trazem diferentes visões de elementos da nação nipônica. No antropológico Os japoneses, da editora Contexto, Célia Sakurai conta um pouco sobre a história, a cultura, a religião, os costumes típicos da nação oriental, além de um capítulo especial sobre a imigração e os laços formados entre brasileiros e nipônicos. Já o infantil Japonesinhos, da Peirópolis, que tem versos do poeta paulistano Lalau e ilustrações da carioca Laurabeatriz, chega às livrarias esta semana, com uma apresentação da fauna japonesa em forma de poesia (leia boxes).
Fontes
Últimas doações
Agora, se minhas contas não estão erradas, contamos com um acervo de aproximadamente 2743 HQs. Nossa meta é chegar a 3000, até o final do ano, por isto contamos com sua doação. Se você mora em Leopoldina, faça uma visita a nossa gibiteca para conhecê-la e, quem sabe, ser mais um a contribuir com nosso projeto. Se não mora, não tem problema. Nosso endereço está disponível no Blog e podemos tirar suas dúvidas pelo e-mail gibitecacom@gmail.com
Uma última notícia: estamos caminhando para a criação de uma segunda gibiteca na cidade! Quem sabe Leopoldina não se torna a Capital dos Quadrinhos de Minas Gerais um dia?
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Turma do CDCC: educação ambiental em quadrinhos
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertence à Universidade de São Paulo e vincula-se à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ao Instituto de Física de São Carlos e ao Instituto de Química de São Carlos.
Localizado no centro da cidade de São Carlos, em São Paulo, o CDCC é aberto à visitação pública individual ou de grupos. Entre as atrações, encontram-se os museus de Ecologia e de Física, o Laboratório de Química, a Biblioteca e a Mulher de Vidro - um modelo animado em que são apresentados os sistemas e órgãos do corpo humano.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
A Turma do Xaxado e a festa de São João
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Front Especial 1 - Centenário da Imigração Japonesa
A cada edição um novo tema é abordado por autores de correntes e até gerações distintas. Desta vez, nossos colaboradores, muito bem acompanhados do consagrado mestre Júlio Shimamoto, prestam uma singela homenagem aos imigrantes japoneses que há cem anos ancoraram no porto de Santos com o navio Kasato Maru. Imigrantes que trouxeram consigo uma riquíssima bagagem cultural e mudaram significamente a história do Brasil.
Colaboradores desta edição: Júlio Shimamoto, Alberto Pessoa, Alex Moletta, André Freitas, André Leal, Bira Dantas, Caio Majado, Conceição Cahu, Cris Chinchila, Daniel Esteves, Iuri Casaes, Jozz, Júlio Brilha, Leandro Malósi Dóro, Leandro Moraes, Leonardo Santana, Marcelo Garcia, Mário Cau, Mário César, Mário Mancuso, Maurílio DNA, Mauro Fodra, Minêu, Nick Farewell, Ricardo S. Tayra, Sidnei Akiyoshi, Túlio Carapiá, Wanderson de Souza, Will, Xalberto.
Dia 20/06
1º Salão Nacional de Humor sobre doação de órgãos
Os participantes deverão utilizar sua visão artística e bem humorada para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos no intuito de diminuir a fila de pacientes que aguardam por um transplante que podem ter suas vidas salvas através desse gesto de amor e solidariedade.Serão premiadas 4 categorias: Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinhos.
Os trabalhos classificados bem como os premiados, serão apresentados à imprensa e convidados durante a abertura do evento que acontecerá no dia 12 de julho no Casarão Cultural do Pau Preto, localizado na Rua Pedro Gonçalves nº 477, Jardim Pau Preto, na cidade de Indaiatuba, São Paulo, numa parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.
A mostra deverá acontecer em outros pontos da cidade, em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento, cujas datas serão informadas através da imprensa. O salão é uma iniciativa da ONG GABRIEL em parceria com a Editora Virgo e o Estúdio EMT.
Neil Gaiman na FLIP
Dos brasileiros, alguns dos autores mais talentosos já estiveram na FLIP, como Ariano Suassuna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Millôr Fernandes, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Barbara Heliodora, Ruy Castro e Lygia Fagundes Telles, além de ícones da cultura brasileira como Chico Buarque e Caetano Veloso.
A cada ano a FLIP homenageia um expoente das letras brasileiras. No primeiro ano, em 2003, celebrou-se o poeta e compositor Vinicius de Moraes (1917-1980). João Guimarães Rosa (1908-1967) foi o homenageado no ano seguinte. Em 2005 foi a vez de Clarice Lispector (1920-1977), em 2006, do baiano Jorge Amado (1912-2001), e, em 2007, do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). Em 2008, ano do centenário da morte de Machado de Assis (1839-1908), a FLIP presta homenagem ao grande escritor carioca.
Gaiman, provavelmente, estará lançando na FLIP seu livro de contos Coisas Frágeis, ainda inédito, que está sendo publicado no Brasil pela Editora Conrad.
Não sou exatamente uma pessoa que vai a estes eventos para “tietar”, mas confesso que estar perto de dois dos meus autores favoritos foi muito emocionante: primeiro, Neil Gamam, depois Laerte – de quem eu ainda pretendo falar qualquer dia destes. Na foto estamos (da esquerda para a direteira), Telma, eu, Neil Gaiman, Marcelo "Paschoal" e Pedro.
http://www.flip.org.br/sobre_flip.php3
http://www.lojaconrad.com.br/
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Concurso de Tirinhas do jornal O Estado de S. Paulo
Fonte: http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1213584235
Exposição dos desenhos dos alunos da E. M. Judith Lintz Guedes Machado: fotos
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Hugo Pratt e Corto Maltese
“Segundo Hugo Pratt, o Corto Maltese nasceu na Ilha de Malta, em 1887. Filho de uma cigana e de um marinheiro inglês, o Corto seguiu fielmente sua herança nômade. Da Itália à Somália, passando pela Inglaterra, Brasil e China, este Marco Polo moderno viveu aventuras por todo o mundo. Os álbuns com suas histórias correspondem a um período que vai de
Pratt revelou que o Corto Maltese teria morrido durante a Guerra Civil Espanhola, embora esta aventura final jamais tenha sido desenhada. A identificação entre criador e criatura é inegável: Hugo Pratt foi um verdadeiro “homem do mundo” e seu Corto Maltese o último herói romântico.
“Trazendo seis aventuras que se passam entre 1917 e 1918, nos momentos finais da Primeira Guerra Mundial, As Célticas nos levam de Veneza à Irlanda, passando por Stonehenge até os campos de batalha na França. Com títulos tão belos quanto a poética simbolista de “O anjo da janela do Oriente” ou tão inventivos quanto o jogo modernista de “Concerto em ‘O’ menor para harpa e nitroglicerina”, as HQs misturam fatos históricos com referências literárias, pessoas reais com personagens fictícios. Não faltam homenagens ao escritor norte-americano Ernest Hemingway ou referências à obra do inglês William Shakespeare e do espanhol Miguel de Cervantes. E, se um dos capítulos tem o temido Barão Vermelho como personagem principal, não raras vezes o Corto Maltese se vê levado pelo ritmo dos acontecimentos, reconhecendo ironicamente que nessa história toda ele não passou de um mero observador.”
O legal do Corto é que suas histórias são montadas sobre um cenário real. Lugares e eventos que, em alguns casos, foram presenciados pelo autor, que viajou por várias partes do mundo, em uma época de grandes acontecimentos. É uma aula de História, Geografia, Antropologia e Literatura. É muito bom. Pratt é um poeta. Já li mais de uma vez este comentário a respeito de seus escritos e concordo plenamente. Não sou necessariamente uma crítica literária mas gosto de recomendar as leituras que faço. Corto Maltese foge de todos os rótulos que recebem as Hqs, sendo uma obra profunda e cuja leitura nunca cansa.
Fonte:
A Criança e o Trânsito
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), lança o concurso "A Criança e o Trânsito".
Neste ano, o tema proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) - "Educação e Segurança para o Trânsito" - pretende incentivar, estimular as crianças e os jovens como promotores de educação a aprender sobre a importância dos comportamentos seguros no trânsito. O objetivo é despertar atitudes afirmativas na reivindicação do seu direito à vida.
As instituições de ensino estaduais, municipais ou particulares interessadas em participar do concurso deverão classificar os trabalhos e entregá-los à Agência de Trânsito do Município até o dia 8 de agosto. As agências de trânsito devem realizar a seleção dos trabalhos e classificá-los até o dia 15 de agosto. Os trabalhos classificados pelo município devem ser enviados ao Detran até o dia 22 de agosto.
Fonte: http://www.opantaneiro.com.br/noticias/online.asp?id=72334
terça-feira, 10 de junho de 2008
Mais notícias sobre Imigração Japonesa e quadrinhos
A Associação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc) e a Secretaria de Estado da Cultura promovem na Oficina Pagu, em Santos, a exposição de mangás Fragmentos da Imigração.
A exposição conta com 14 painéis impressos digitalmente
Outra notícia é a nova edição da revista Saiba Mais! - Turma da Mônica é dedicada às comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Com uma história em quadrinhos, em que as criações de Mauricio de Sousa contam como foi a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao País e muitas páginas de passatempos, galeria de personagens e curiosidade sobre o tema.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Concurso comemora 18 anos do ECA
Todas as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e das Unidades Sociais da FAS receberão um gibi da Turma da Mônica, cuja história em quadrinhos retrata os direitos básicos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em anexo, uma folha de papel em branco, com o regulamento do concurso no verso, onde cada criança colocará, através de um desenho, o seu entendimento com relação ao estatuto, que diz ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Serão premiados os três primeiros lugares nas categorias
Os finalistas serão julgados por um júri especialmente selecionado para este fim. No dia 12 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, 700 crianças assistirão a uma peça teatral com a Turma da Mônica. No dia 16 de junho será a vez das crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que participam do projeto Circo da Cidade receberem os gibis com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=70619&t=concurso-comemora-18-anos-do-eca
Entrega do prêmio ao vencedor do II Concurso Cultural da Turma do Gabi, durante o II Seminário sobre Quadrinhos
domingo, 8 de junho de 2008
II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Novidades no mundo dos quadrinhos
Vamos começar com lançamentos: mais nove adaptações de clássicos literários acabam de ser lançadas pela Companhia Editora Nacional. Entre os títulos estrangeiros estão "A Ilha do Tesouro" e "Raptado", de Robert Louis Stevenson, "Moby Dick", de Herman Melville, "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne, "Oliver Twist", de Charles Dickens, e "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo.
Da safra nacional, há os volumes "O Alienista", de Machado de Assis, "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto e "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, todos adaptados e ilustrados por Lailson de Holanda Cavalcanti.
Temos também uma exposição,
Por fim, mas não menos importante, um homenagem feita à mais famosa personagem dos quadrinhos nacionais: Mônica foi "empossada" ontem, dia 03 de junho, como Embaixadora do Turismo Brasileiro, para atuar no Brasil e no exterior em campanhas de incremento ao turismo no País, no Ministério do Turismo. Ela e os outros personagens da turma, como o Cebolinha, Cascão e Magali, poderão se tornar símbolos didáticos também para programas do Ministério do Turismo, como o Viaja Mais Jovem, incentivando os estudantes a conhecer melhor suas regiões.
domingo, 1 de junho de 2008
O II Seminário sobre quadrinhos está quase chegando!
Faltam cinco dias para o II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino e o tempo parece que está cada vez mais curto. Temos algumas novidades, de última hora. Uma delas é a presença do professor Wesley Luis de Sousa, divulgando seu livro “Matemática Alternativa: história da Matemática em quadrinhos”, no nosso "espaço aberto". Há boas perspectivas para que se faça um terceiro encontro, em 2009, prova de que o assunto está longe de ser esgotado. Quem sabe as escolas de Leopoldina não se tornam uma referência em trabalhos utilizando Histórias em Quadrinhos?
Já recebemos muitas inscrições de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Este ano estamos abrindo para alunos do curso técnico de magistério e para alunos do curso universitário de normal superior. Achamos importante que os futuros professores possam ter acesso a conhecimentos que lhes serão úteis na sua formação docente. Ainda temos algumas vagas para o público interessado. É só escrever para gibitecacom@gmail.com para ter mais informações.