terça-feira, 10 de junho de 2008

Mais notícias sobre Imigração Japonesa e quadrinhos

As comemorações sobre o Centenário da Imigração Japonesa continuam a todo vapor. Esta semana o Universo HQ lançou mais duas notícias sobre quadrinhos e imigração.

A Associação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (Assaoc) e a Secretaria de Estado da Cultura promovem na Oficina Pagu, em Santos, a exposição de mangás Fragmentos da Imigração.

A exposição conta com 14 painéis impressos digitalmente em formato A2 (42 x 60 cm), que narram os motivos da imigração, a despedida (embarque), a viagem, a chegada em Santos, o trabalho na lavoura do café, a ampliação do mercado de trabalho e, por fim, o fenômeno dos dekasseguis (descendentes que imigraram para o Japão em busca de trabalho) nos anos 80. O conceito da exposição é de Fábio Tatsubô e arte é de Eder Messias.

Outra notícia é a nova edição da revista Saiba Mais! - Turma da Mônica é dedicada às comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Com uma história em quadrinhos, em que as criações de Mauricio de Sousa contam como foi a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao País e muitas páginas de passatempos, galeria de personagens e curiosidade sobre o tema.

Maurício de Sousa já havia lançado uma HQ sobre imigração, de forma geral, pela Editora Globo, mas este material parece ser bem mais específico. Aliás, uma boa oportunidade de trabalhar o tema com os alunos do fundamental. Nas escola públicas existe uma certa dificuldade, tendo em vista a renda de muitos alunos - mas não todos. Daí, levando em conta as especificidades de cada grupo, o professor pode recomendar a compra da HQ para um trabalho extra, ou pode usar algumas de suas partes em atividades em sala de aula, como complemento de algum texto sobre imigração.

2 comentários:

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá, Natania. Boa Tarde.
Muito lindo este seu espaço, bem como as atividades desenvolvidas.
Vou visitar sempre este espaço.
Boa terça.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, João!
Espero que volte mesmo!
Um abraço!