O Guri pára o Gibi!
Objetivos:
· Desenvolver o hábito à leitura diversificada, de forma silenciosa, oral e/ou reflexiva, durante o ano letivo de 2008.
· Explorar os três níveis de leitura (literal interpretativo e crítico) nas histórias vividas pelos personagens dos quadrinhos, destacando as inferências intertextuais e interdisciplinares contidas nas histórias em quadrinhos.
· Procurar momentos de aprendizagem de modo descontraído com os educandos através dos gibis contidos no caderno Zoeira do Diário do Nordeste.
Desenvolvimento:
· No trabalho com o jornal, usamos os gibis que vêm no caderno Zoeira.Eles são plastificados e utilizados e utilizados dez tirinhas de um mesmo personagem. A sala se organiza em círculo ou forma de “U” para facilitar a leitura. Distribuímos as tirinhas nos sentidos horário ( cinco tirinhas) e anti–horário ( cinco tirinhas ) para serem lidas em silêncio, com intervalo regulares entre uma tirinha e outra na entrega.
· No segundo momento, realizamos a leitura oral e reflexiva das tirinhas, principalmente pelo professor para trabalhar a mudança de voz quando muda de personagem. Na atividade 1, solicitamos, na primeira questão, que os alunos identifiquem as características físicas e psicológicas do personagem principal. A segunda, há uma indagando qual das tirinhas cada um gostou mais, explicando–a. Por último, uma para representar o personagem por meio de desenho, pintando com as cores características dos personagem.
· A duração do projeto com os gibis é o ano letivo ( 2008 ), geralmente, de forma quinzenal para não desgastar o projeto, bem como atender “as exigências” do mapa curricular.
· Como o Projeto de Leitura – O Gibi pára o Guri! – tem uma gradação ascendente, o nível de leitura se aprofunda na atividade 2, na qual, os alunos escrevem um título
· Para cada tirinha lida na primeira questão, na segunda é a mesma da atividade 1 e a terceira é uma produção de uma história, piada ou adivinha para ser lançada no jornal.No nível de atividade 3, os alunos repetem a primeira questão da atividade 2 e acrescentamos as referências intertextuais e interdisciplinares para cada tirinha lida e mais a produção de texto.
· O intervalo de tempo para cada atividade ( 1,2 e 3 ) também aumenta, porque na primeira levamos entorno de 25 a 30 minutos para a leitura silenciosa, na oral e reflexiva, uns 30 e o restante das tarefas de 20 a 30 minutos. As outras duas o tempo se prolonga porque as atividades ficam mais complexas para os educandos.
· Todos os trabalhos são recolhidos para avaliar os alunos nos aspectos de desenvolvimento da aprendizagem mediantes os tema abordados nos gibis e para mudanças de estratégias afim de obtermos mais progresso com o projeto.
Fonte: http://verdesmares.globo.com/saladeaula/noticias.asp?codigo=235176&modulo=857
Nenhum comentário:
Postar um comentário