A editora Cultrix lançou recentemente no país o livro Nossos Deuses São Super-Heróis, escrito pelo autor americano Christopher Knowles, com ilustrações de Joseph Michael Linsner (da série Dawn).
Na obra, Knowles analisa as raízes esotéricas das histórias em quadrinhos, analisando como os super-heróis vieram a ocupar, na sociedade moderna, o papel que deuses e semideus representavam para os antigos.
O livro estuda como o nascimento das HQs de super-heróis está ligado a certas tendências culturais do final do século XIX, especialmente à “febre do oculto” na Europa Ocidental e América do Norte. Knowles divide os heróis em quatro arquétipos básicos - o Messias, o Golem, a Amazona e a Irmandade – e mostra como o ocultismo boêmio do início do século XX inspirou os heróis modernos.
Nos EUA, o livro foi lançado em 2007 pela Weiser Books. A versão brasileira conta com um prefácio do estudioso Álvaro de Moya.
Nossos Deuses São Super-Heróis tem 248 páginas e custa R$ 29,90.
Christopher Knowles é editor associado e colunista da Comic Book Artist, além de escrever sobre cultura pop para a revista britânica Classic Rock. Também co-produziu a graphic novel The X Presidents com Robert Smigel.
Fonte: HQ Maniacs
Nenhum comentário:
Postar um comentário