Sua fixação chegou a tal ponto que passava noites e noites comparando as novelas, seus cavaleiros e seus feitos. Esquecia-se até de comer e dormir. Acabou por se convencer que era ele próprio, um cavaleiro andante em busca de fama e glória.
Nestelançamento da editora Escala Educacional, roteiro e desenhos são do quadrinhista Bira Dantas e o livro tem traços e pinceladas inspirados em Gustave Doré e Goya.
Para chegar a este trabalho, foram precisos oito meses de trabalho. "Levei até janeiro de 2008 para finalizar os desenhos com nanquim e escrever os diálogos. Claudia e Thais, minha mulher e filha ajudaram a apagar o grafite das páginas para eu poder fotocopiar e pintar com aquarela", explica Bira Dantas.
O cuidado com um texto acessível também foi tomado, em um equilibrio com ilustrações carregadas de ironia, para traduzir as loucuras e a sabedoria atemporal do personagem.
Currículos - Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, cidade próxima a Madri. Em 1570 se tornou soldado e participou da batalha naval de Lepanto, em 1571. Entrou para a história como romancista, dramaturgo e poeta, criador de Dom Quixote, um dos personagens mais famosos da literatura mundial. Cervantes estabeleceu uma nova maneira de pensar a literatura ao utilizar recursos como a ironia e o humor. O livro Dom Quixote foi escrito em duas partes, a primeira lançada em 1605, a segunda parte, em 1615.
Dantas é paulistano.Foi diretor da Associação dos Quadrinhos e Caricaturas do Estado de São Paulo. Também recebeu da Câmara de Campinas, cidade onde vive, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares. Ganhou alguns troféus como Ângelo Agostini e HQ Mix, no Brasil, e Ramiz Gokce, no Chipre.
Fonte:http://www.bemparana.com.br/index.php?n=95829&t=dom-quixote-em-quadrinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário